Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Já conhece toda a gama CUPRA?

Depois dos CUPRA Formentor, CUPRA Leon, CUPRA Leon Sportstourer e CUPRA Ateca, a gama continuará a crescer com o primeiro veículo 100% elétrico, que chegará no próximo ano: o CUPRA el-Born.

Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, a CUPRA desenvolveu uma gama completa de veículos de elevadas prestações, com base num desenho contemporâneo e na dinâmica desportiva: CUPRA Ateca, o SUV de elevadas prestações, CUPRA Leon – disponível nas variantes de cinco portas e Sportstourer – e CUPRA Formentor, o primeiro modelo exclusivamente desenvolvido pela marca.

“Apenas após 2 anos desde o lançamento da marca CUPRA, a sua gama de produtos está a expandir-se rapidamente. O CUPRA Ateca marcou a entrada da marca num novo segmento, convertendo-se num enorme êxito, ao vender mais de 15.000 unidades desde o seu lançamento no final de 2018″, afirmou o CEO da CUPRA, Wayne Griffiths.

“Agora, a família cresceu, com o novo CUPRA Leon e este ano, mais tarde vamos introduzir no mercado o CUPRA Formentor, que é o primeiro veículo concebido e desenvolvido exclusivamente para a marca. Ambos os modelos, o Leon e o Formentor, integram um motor híbrido plug-in de alto desempenho, provando que a eletrificação e o desempenho podem ser uma combinação perfeita. A CUPRA agora com quatro modelos tem uma base sólida para o crescimento futuro da marca”, acrescentou o responsável.

A CUPRA iniciará o seu caminho para a eletrificação em 2020 com três automóveis híbridos Plug-in: CUPRA Formentor, CUPRA Leon e CUPRA Leon Sportstourer. E em 2021, a marca lançará o seu primeiro veículo totalmente elétrico: o CUPRA el-Born.

ADN CUPRA

Cada veículo da gama tem a sua própria personalidade, carácter e foco no mercado das altas prestações. A família CUPRA oferece modelos de diferentes conceitos, ainda que todos partilhem o mesmo espírito, além de oferecer um impressionante leque tecnológico e propostas de design que maximizam a capacidade de satisfazer os padrões mais exigentes.

A gama CUPRA integra a tecnologia mais avançada de chassis e de direção para alcançar a combinação perfeita entre dinâmica e agilidade em todos os seus veículos. Com as conhecidas e reputadas tecnologias como ponto de arranque, tais como a caixa automática DSG com as suas rápidas trocas de velocidades (com conexão ‘shift-by-wire’ nos CUPRA Formentor e CUPRA Leon) e o sistema de Direção Progressiva, entre outros, os condutores poderão desfrutar de sensações únicas e de um controlo completo do veículo em qualquer circunstância.

Somando-se a este cocktail o sistema de Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) – que, se necessário, consegue ter um maior controlo automático sobre o veículo, principalmente a velocidades elevadas, ou através da seleção manual da firmeza dos amortecedores, que inclui um modo específico CUPRA –, o bloqueio do diferencial e travões com assinatura Brembo, o comportamento dinâmico de qualquer CUPRA resulta tão personalizável, seguro e entusiasmante como se exige neste segmento.

A gama CUPRA precisa de sobressair da multidão, tanto esteticamente como também em termos de prestações. Cada veículo tem o seu próprio estilo, único, mas também inclui elementos de design que ligam cada modelo à restante família.

O design exterior sobressai melhor com o uso de tecnologia de iluminação, na qual se destacam os faróis dianteiros Full LED e os farolins traseiros em LED com indicadores de direção dinâmicos, além dos detalhes estéticos com clara orientação desportiva.

Quando os clientes se aproximam do veículo recebem de imediato a iluminação de boas-vindas CUPRA, o anúncio da cenografia que os espera logo a seguir.

No interior dos modelos da gama, os bancos desportivos são do tipo bacquet de série no CUPRA Formentor e nos CUPRA Leon, e propostos opcionalmente no CUPRA Ateca. Estes bancos tipo bacquet envolvem o corpo dos seus ocupantes, elevando a sensação de estarem a bordo de um veículo de elevadas prestações. A personalização é um ponto-chave, e nesse sentido surgem as variedades de cores – incluindo o Azul Petrol -, e de materiais – como os estofos em couro.

Uma vez dentro de qualquer modelo da gama da marca desportiva, os condutores encontrarão o novo volante CUPRA com a integração dos botões de arranque do motor e de seleção do modo de condução CUPRA, e com umas patilhas de controlo da caixa de maiores dimensões para tornar as mudanças mais intuitivas. O painel de instrumentos Digital Cockpit é incluído em toda a gama com gráficos desportivos, e uma quarta opção com uma vista exclusivamente desenvolvida para os CUPRA, mais centrada no lado desportivo, permite uma interpretação mais clara do velocímetro e das rotações do motor.

Como vivemos num mundo mais digitalizado, as soluções de infotainment e de conectividade para que os clientes possam manter-se sempre em contacto constituem uma necessidade que a gama CUPRA satisfaz com uma enorme variedade de sistemas.

O Full Link traz para o habitáculo tanto o Apple CarPlay como o Android Auto, integrando o Controlo Gestual e o reconhecimento de voz que agora interpreta ordens naturais, para conseguir uma interação mais simples e eficiente, sem retirar os olhos da estrada.

A segurança é também uma exigência prévia na gama CUPRA, incluindo alguns dos mais avançados sistemas de assistência ao condutor existentes, como o que é contemplando no segmento de elevadas prestações. Entre eles, destaque para o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) preditivo, o assistente de viagem, o assistente lateral (ângulo morto) e o assistente de advertência de abertura de portas.

CUPRA Formentor

O último passo na evolução da CUPRA foi a revelação do CUV CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido do zero para a marca. Baseado na plataforma MQB Evo, o veículo combina o ADN específico da marca com o desenho e a engenharia de futuro, propondo um modelo icónico que combina sofisticação, a inovação e uma experiência de condução intuitiva e dinâmica.

Com uma denominação que faz referência ao cabo mais belo e selvagem da ilha espanhola de Maiorca, nas Baleares, a carroçaria bicolor lembra a reminiscência dos robustos veículos todo-o-terreno, acrescentando o espetacular design do CUPRA Formentor que recorreu a técnicas estéticas avançadas para resultar numa aparência muito dinâmica. Desta forma, funde os atributos de um todo-o-terreno com a essência compacta de um SUV coupé de 5 portas: a combinação perfeita.

Uma gama de opções para a cor exterior, incluindo as tonalidades mate Magnetic Tech e Azul Petrol, ajuda a salientar os traços mais marcantes no design do veículo, ainda que também permita individualizar o veículo consoante os próprios gostos.

São disponibilizadas duas motorizações de elevadas prestações: motor a gasolina sobrealimentado por turbocompressor 2.0 TSI, associado à tração integral 4Drive, com 310 CV (228 kW) de potência e 400 Nm de binário máximo; e uma versão com tecnologia híbrida de carga externa PHEV, que tem um bloco a gasolina 1.4 TSI de 150 CV (119 kW), combinado com um motor elétrico de 115 CV (85 kW), alcançando uma potência total combinada de 245 CV, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio com 13 kWh de capacidade, um conjunto que permite ao CUPRA Formentor oferecer as mais elevadas prestações, bem como minimizar o seu impacto ambiental. O Formentor pode percorrer até 60 quilómetros em autonomia exclusivamente elétrica (WLTP).

Com a integração do sistema de Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), que pode selecionar através do controlo deslizante tátil DCC, consegue escolher o ajuste ideal e de acordo com a condução adotada em determinado momento.

Adicionalmente, no habitáculo, destaca-se o ecrã panorâmico de infotainment com 30,5 cm (12”), acrescentando o toque digital ao desenho interior e oferecendo uma série de funcionalidades que acrescentam uma nova dimensão à experiência do condutor e à dos passageiros.

O CUPRA Formentor foi desenhado, desenvolvido e será produzido em Barcelona, nas instalações da marca em Martorell. Chegará ao mercado no outono.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...