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Mercedes-Benz Classe S com tecnologia reforçada

O novo Mercedes-Benz Classe S tornou-se mais inteligente em muitos domínios e a experiência de condução atinge novos patamares. As inovações digitais incluem novas funcionalidades que tornam a condução ainda mais agradável e até mais segura.

Entre as inovações, destaque para a direção do eixo traseiro com um elevado ângulo direcional e o airbag traseiro. Além destas – integrada como uma nova função do PRE-SAFE Impulse Side – a carroçaria pode ser elevada imediatamente antes de um impacto lateral graças à suspensão ativa E-ACTIVE BODY CONTROL.

Os sistemas de assistência são mais um passo rumo à condução autónoma. Graças à melhoria dos sensores de deteção das condições circundantes ao veículo, por exemplo, os sistemas de estacionamento fornecem ao condutor uma ainda melhor assistência às manobras a baixa velocidade.

Uma limousine de luxo com uma longa distância entre eixos pode ser praticamente tão manobrável e ágil quanto um modelo compacto quando conduzido em cidade? Sim, se estiver equipado com sistema de quatro rodas direcionais, com um elevado ângulo direcional das rodas do eixo traseiro.

É possível equipar o modelo com mais inovações de segurança no interior do habitáculo? Sim, o Classe S consegue demonstrar que é possível: o airbag traseiro para situações de colisões frontais severas está instalado nos encostos dos bancos dianteiros e estende os sistemas de proteção aos dois passageiros nos bancos laterais traseiros.

Pode a suspensão ativa E-ACTIVE BODY CONTROL melhorar não só o conforto, mas também a segurança? Sim, pois além do comprovado sistema PRE-SAFE Impulse Side, o novo Classe S pode elevar toda a carroçaria imediatamente antes de uma colisão lateral iminente. Esta função pode beneficiar todos os ocupantes.

Os sistemas de assistência à condução podem ser ainda mais aperfeiçoados? Sim, no Classe S, a Mercedes-Benz deu mais um passo rumo à sua visão de uma condução sem acidentes. O condutor é assistido no controlo do veículo através de inúmeros ou alargados sistemas de assistência à condução.

Portanto sofre um menor cansaço em situações de condução do dia-a-dia e pode desfrutar de uma condução mais confortável e segura. Em situações de perigo, os sistemas de assistência podem ajudar o condutor a responder perante colisões iminentes se a situação o exigir, e evitá-las de forma ideal.

O Active Parking Assist e a câmara de 360° com uma nova vista 3D assiste o condutor mais fácil e convenientemente do que o seu antecessor em manobras de estacionamento e retirada do veículo a partir de lugares de estacionamento, ou durante manobras em espaços reduzidos.

Ao detalhe

E-ACTIVE BODY CONTROL: acrescenta um sistema hidropneumático de assistência parcial à suspensão pneumática. Os foles pneumáticos sustentam o peso da carroçaria do veículo e regulam gradualmente a sua distância ao solo. O sistema hidropneumático gera forças dinâmicas que se sobrepõem às forças da suspensão pneumática e assiste e amortece ativamente a carroçaria do veículo.

Em cada roda está instalado um amortecedor cujos dois foles de trabalho integram uma válvula de amortecimento ajustável e um reservatório de pressão hidráulica. O amortecedor está ligado a uma bomba elétrica inteligente integrada no sistema elétrico de 48 V através de tubagens hidráulicas.

A atuação da bomba elétrica bombeia o fluido hidráulico para criar uma diferença de pressão no amortecedor e permite criar uma força ativa. As bombas elétricas em todas as quatro rodas são coordenadas por uma unidade de controlo central que também atua as válvulas e o compressor dos foles pneumáticos e, portanto, controla também todo o sistema da suspensão.

Airbag traseiro

Estruturas tubulares cilíndricas são insufladas com gás comprimido e atuam uma estrutura em forma de asa. Um airbag de grandes dimensões em forma de tenda expande entre as duas asas, sendo insuflado pelo ar circundante através de válvulas especiais patenteadas no revestimento. Estas válvulas foram concebidas de modo a reter o ar quando o passageiro do banco traseiro imerge no airbag. O volume comparavelmente pequeno dos tubos permite o rápido acionamento de um airbag de volume relativamente elevado.

Isto processa-se com uma força comparavelmente pequena e um baixo risco de ferimentos pois as asas tubulares criam espaço para os obstáculos. O airbag reforça o efeito de retenção do cinto de segurança e pode reduzir significativamente as cargas a que a cabeça e o pescoço dos ocupantes são sujeitas. Em combinação com um airbag de cinto de segurança e com o cinto de segurança insuflável, o Classe S estabelece novas referências no que diz respeito à segurança dos ocupantes do banco traseiro.

Direção do eixo traseiro: um motor elétrico aciona um veio no eixo traseiro através de uma correia de transmissão. Isto permite efetuar ajustes axiais ao veio. Em função da velocidade e do ângulo da direção, as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo sentido das rodas dianteiras ou para o sentido oposto às mesmas.

Por outras palavras, este sistema produz uma maior agilidade e um menor diâmetro de viagem ao direcionar as rodas no sentido oposto, e uma maior estabilidade ao direcionar as rodas para o mesmo sentido das rodas dianteiras. No Classe S, o ângulo máximo da direção de dez graus é especialmente utilizado durante as manobras de estacionamento. Os dados dos sensores de deteção da zona circundante ao veículo (radar, câmara, ultrassons) são utilizados em situações de elevado ângulo da direção para adaptar o ângulo máximo à situação relevante.

O sistema comuta do direcionamento das rodas no sentido oposto para o direcionamento no mesmo sentido a partir de uma velocidade do veículo superior a 60 km/h. Os diferentes modos de condução baseiam-se em diferentes estratégias aplicadas ao sistema de direção. Os respetivos ângulos e trajetórias do eixo traseiro são apresentados no menu do modo de condução no ecrã central. A direção do eixo traseiro de 10° integra um modo especial de correntes para pneus. Quando ativado pelo condutor, o ângulo da direção do eixo traseiro é reduzido e as características da direção são adaptadas às condições especiais da neve na estrada.

Airbag central (equipamento disponível em função do mercado a que se destina o veículo): na eventualidade de um severo impacto lateral, o airbag central posiciona-se entre os bancos do condutor e do passageiro dianteiro, reduzindo o risco de contacto entre as suas cabeças.

Está integrado no encosto do banco do condutor no lado interior do habitáculo. O airbag central é acionado quando é detetada uma severa colisão lateral e quando estão reunidas determinadas condições. Os principais fatores de acionamento são a direção do impacto, um impacto lateral e a ocupação do banco do passageiro dianteiro.

PRE-SAFE Impulse Side: além das funções já conhecidas, a carroçaria do novo Classe S pode ser ligeiramente elevada imediatamente antes de uma colisão quando for detetado um impacto lateral iminente. Os sensores de radar laterais podem detetar e controlar uma potencial colisão lateral numa fase prematura. O atuador é a suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL, que pode elevar a carroçaria até 80 milímetros.

Esta função permite reduzir as cargas aplicadas às estruturas da porta, pois a embaladeira da porta tem uma maior capacidade de absorção da energia do impacto graças à sua posição mais elevada. Como resultado, é possível reduzir a deformação do habitáculo e as cargas que atuam nos ocupantes.

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