Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carros autónomos aprendem a reduzir enjoos

A Jaguar Land Rover estreia o desenvolvimento de um software que irá reduzir os enjoos ao adaptar o estilo de condução dos futuros veículos autónomos para continuar a disponibilizar aos clientes as viagens mais requintadas e confortáveis.

Durante a primeira fase do projeto, foi desenvolvida uma “tabela de pontuação de bem-estar” personalizada, que poderá reduzir a probabilidade de sofrer enjoos em até 60%. Os especialistas do centro de engenharia de software da Jaguar Land Rover, em Shannon, no Reino Unido, incorporaram a tabela no software de condução autónoma.

Travagem

Este software inteligente conjuga mais de 32 mil quilómetros de testes no mundo real e simulações virtuais para calcular uma série de parâmetros para avaliar a dinâmica de condução. De seguida, a aprendizagem automática avançada assegura que o veículo pode otimizar a condução a partir dos dados recompilados em cada quilómetro percorrido pela frota autónoma.

Esta tecnologia pode ser utilizada para que a condução autónoma dos veículos da Jaguar e Land Rover mantenha as características individuais de cada modelo, tanto de performance com pedigree da Jaguar ou a capacidade lendária da Land Rover. Desta forma, é também impulsionado o desenvolvimento permanente da Jaguar Land Rover para disponibilizar a melhor experiência de habitáculo num futuro ligado, elétrico e autónomo.

Os enjoos afetam mais de 70% da população e ocorrem quando os olhos observam informação que difere do que é percebido pelos ouvidos, pele ou corpo (habitualmente ao ler em viagens longas num veículo). Graças a este novo sistema, os fatores que contribuem para o enjoo (aceleração, travagem e a posição na faixa) são otimizados para evitar que os passageiros sintam náuseas.

Os resultados do projeto permitem que os engenheiros possam desenvolver os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) mais requintados para os futuros modelos da Jaguar e Land Rover, como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e os sistemas relacionados com sistemas avançados de assistência à manutenção na faixa. A informação valiosa obtida irá auxiliar a Jaguar Land Rover a conceber e produzir veículos avançados de alta performance tanto agora como no futuro.

É mais um passo na transição da Jaguar Land Rover para Destination Zero, uma estratégia que aspira a criar uma sociedade mais segura e saudável com um meio ambiente mais limpo através da inovação contínua. A Jaguar Land Rover quer também aumentar a qualidade de vida nos ambientes urbanos do futuro, pelo que desenvolveu o Project Vector, um protótipo avançado preparado para ser autónomo na mobilidade do amanhã.

No mundo pós-pandemia, onde começa a “nova normalidade”, as expectativas dos clientes de transporte privado estão a mudar, dado que procuram soluções de mobilidade seguras e limpas, onde o espaço pessoal e a higiene são aspetos chave. Na Jaguar Land Rover, estamos a desenvolver novas tecnologias e materiais para satisfazer estas expectativas.

Os veículos atuais já foram concebidos para proporcionar o máximo bem-estar aos ocupantes, com funções como o Monitor da Condição do Condutor e o carregamento sem fios antimicrobiano de dispositivos. Em complemento, ficou provado que a climatização dos bancos, a iluminação ambiente e as múltiplas configurações dos bancos contribuem para reduzir em grande medida as possibilidades de sofrer de enjoos.

A Jaguar Land Rover disponibiliza o Sistema Dinâmico Adaptativo em toda a sua gama de veículos para auxiliar a eliminar o movimento de baixa frequência da estrada que pode provocar náuseas. Ao alterar as configurações de condução em cada 10 milissegundos, garantimos que os passageiros desfrutam sempre de níveis elevados de conforto sem prejudicar o desempenho dinâmico intrínseco a todos os modelos Jaguar e Land Rover.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...