Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Já conhece a nova marca de elétricos que vem da Polónia?

Chama-se Izera, pertence ao grupo Electromobility Poland, e é uma nova aposta na mobilidade elétrica.

A Izera – em referência à cadeia montanhosa na fronteira entre a Polónia e República Checa – apresentou dois protótipos elétricos que deverão chegar ao mercado em 2023: o Z100, um SUV, e o T100, um hatchback de cinco portas.

Os dois modelos elétricos contam com a mesma plataforma de base – desenvolvida pela empresa germânica EDAG Engineering – e uma autonomia de até 400 quilómetros. A aceleração dos 0 aos 100 km/h realiza-se em 8 segundos, de acordo com a marca polaca.

O Z100 e o T100 foram desenvolvidos pela empresa italiana de designers Torino Design – que já trabalhou com a BMW e Ferrari – e combinam “conforto e espaço com a tecnologia” por forma a atender às “necessidades das famílias com preço acessível”.

A marca revelou que os dois modelos irão contar com painel de instrumentos digital, sistema de infoentretenimento com ecrã amplo, comando de caixa de velocidades tipo joystick e “grande quantidade” de sistemas de assistência à condução.

A ElectroMobility Poland é uma empresa fundada em 2016, sendo controlada pelo estado polaco. Reúne quatro empresas na área da energia e a sua aposta passa por fazer chegar ao mercado uma gama de elétricos fabricados na Polónia. Para tal deverão ser criados 3.500 postos de trabalho.

Questões sobre o processo de produção, o tipo de baterias (quem será o fornecedor?) e preços indicativos ficaram sem resposta aquando da apresentação dos modelos elétricos polacos.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...