Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

A ‘Amazon’ do aluguer de autocaravanas: A aposta da Indie Campers

O mercado do aluguer de autocaravanas tem apresentado um acentuado crescimento em meses recentes, avolumado por inúmeros relatos acerca da popularidade desta opção de turismo como uma das escolhas mais seguras e flexíveis para as férias deste Verão em toda a Europa.

Tendo em conta o aumento da procura pelo aluguer e compra de autocaravanas em Portugal, a Indie Campers anunciou hoje o lançamento de uma nova plataforma de aluguer de autocaravanas para proprietários particulares e profissionais, alargando significativamente a sua oferta de veículos.

Aumentar as opções de viagens pela Europa

O setor do aluguer de autocaravanas tem crescido significativamente em Portugal desde Maio face ao período homólogo. A Indie Campers, empresa portuguesa com a maior frota de autocaravanas para aluguer em toda a Europa, registou nos últimos 2 meses um crescimento superior a 250% face a 2019 nas reservas domésticas em Portugal (viagens de portugueses em Portugal).

Neste sentido, de forma a dar resposta ao aumento significativo de procura por modelos seguros e sustentáveis de turismo num ano indelevelmente marcado pela pandemia do Covid-19, a Indie Campers trabalhou no desenvolvimento da sua plataforma de aluguer de forma a expandi-la a particulares e outros profissionais.

Este novo marketplace irá agregar diversas opções de veículos que se juntarão à frota de mais de 1.200 autocaravanas operadas pela empresa em 15 países europeus.

As plataformas de aluguer de campervans entre particulares não são novidade na Europa, existindo opções em vários países com foco exclusivo nessa componente. A empresa portuguesa procura, no entanto, inovar dentro do setor na medida em que agregará a frota própria à de proprietários particulares e profissionais, aos quais conferirá a possibilidade de delegar a possibilidade de gestão e operação de todo o processo de aluguer de cada veículo.

“O cenário atual do turismo está em constante mutação, mas sente-se indiscutivelmente uma orientação cada vez mais significativa para o crescimento do foco generalizado na sharing economy. Neste sentido, a opção de adaptar e expandir ainda mais a nossa oferta de experiências flexíveis, autênticas e sustentáveis, agregando a comunidade de detentores de autocaravanas à nossa experiência operacional e logística, acabou por ser o caminho óbvio na evolução do nosso modelo de negócio”, afirma Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers.

Assim, a empresa de origem nacional, que recentemente foi classificada pelo Financial Times como a segunda empresa de viagens com maior crescimento registado na Europa (FT1000, 2020), tem agora como missão assumida a de conseguir oferecer um veículo recreativo para qualquer ocasião e necessidade, tendo em conta as mais variadas preferências: desde pequenas minivans até autocaravanas de maior dimensão.

“Com este lançamento, a nossa plataforma irá funcionar como um mercado online integrado. Tal como a Amazon, os viajantes terão a opção de alugar uma autocaravana a proprietários particulares, profissionais ou ainda um modelo da nossa extensa frota disponível por toda a Europa. A partir deste momento, posicionamo-nos como uma plataforma totalmente integrada para road trips, ao oferecermos uma ampla oferta de opções de aluguer, com diferentes funcionalidades e preços”, comenta Hugo Oliveira.

Aproveitar ao máximo cada autocaravana

De acordo com dados retirados da Fortune (2016), os veículos particulares passam 95% da sua vida útil sem ser utilizados. Ao usufruir das autocaravanas existentes no mercado, na maior parte dos casos sem utilização ativa, coloca-se em prática o paradigma da economia circular.

Adicionalmente, a plataforma permitirá, à semelhança de outras, que os proprietários de autocaravanas possam obter um rendimento extra através do aluguer das mesmas durante o período em que não desejarem utilizá-las. A Indie Campers estima que os proprietários de autocaravanas possam lucrar até uma média de 22.000€ por ano através do seu novo marketplace.

Nesta nova plataforma, de acordo com a empresa, os proprietários de autocaravanas terão a oportunidade de usufruir da base de clientes existentes da Indie Campers, superior a 100.000, e ainda da vasta experiência da mesma no setor. Terão de igual forma acesso à infraestrutura logística e operacional da empresa, o que representa uma proposta única no mercado para os proprietários.

“Ao oferecer aos proprietários particulares o acesso à nossa infraestrutura e recursos – armazéns, staff e sistemas tecnológicos -, simplificamos o processo de aluguer a particulares de uma forma única no setor. Mais do que um mercado online normal, fornecemos a opção de gerir na totalidade o processo de aluguer dos proprietários particulares, desde a preparação do veículo, até ao atendimento ao cliente final e armazenamento da autocaravana em qualquer uma das nossas instalações na Europa”, comenta o CEO da empresa.

A Indie Campers abriu recentemente as pré-inscrições para proprietários particulares no seu website.

“Em apenas algumas semanas, contamos já com quase 2.000 proprietários pré-registados no nosso novo marketplace, o que nos dá uma confiança adicional sobre a importância desta nova plataforma para a comunidade de aluguer de campervans”, afirma o CEO da empresa.

Com o objetivo de facilitar o processo de registo e aluguer de autocaravanas para os proprietários particulares, a Indie Campers está a estabelecer ainda, por toda a Europa, parcerias com empresas de seguros líderes na indústria, de forma a mitigar riscos para os proprietários e utilizadores da plataforma.

Como se pode inscrever?

Os proprietários de autocaravanas já podem pré-registar-se e inscrever os seus veículos na plataforma da Indie Campers em https://indiecampers.pt/alugar-a-minha-autocaravana. A nova plataforma estará em funcionamento pleno a partir do final de 2020.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...