Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Faça-se à estrada no feriado (mas preparado!)

À medida que o feriado de 15 de agosto se aproxima, há cada vez mais pessoas a deixarem o confinamento e a preparem-se para voltarem à estrada em segurança.

Se tem vontade de planear uma visita a familiares e amigos que não vê há semanas ou meses, ou simplesmente, pretende fazer uma viagem para aproveitar o verão novamente, alugar um carro para uma roadtrip é a maneira perfeita para viajar em segurança e a Avis Portugal está aqui para ajudar!

As pessoas estão cada vez mais interessadas em sair e explorar, e por isso, a Avis Portugal destacou os melhores locais a visitar durante o feriado, que este ano calha a um sábado, assim como dicas para tornar o seu tempo de condução mais seguro, fácil e agradável.

Avis Portugal sugere destinos locais e recomenda rotas alternativas:

Este ano, em que vivemos um período de características inéditas, regista-se um aumento nas viagens domésticas e, para ajudar os condutores a decidir onde ir, a Avis Portugal reuniu algumas ideias de destinos perto de si, bem como recomendações sobre como evitar as rotas de acesso mais congestionadas e populares, optando por um caminho alternativo. Por vezes, estes são os passeios melhores e os mais bonitos!

  1. ARRÁBIDA – Se procura um local perto de Lisboa para passar o fim de semana alargado, sugerimos que aproveite para conhecer um pouco mais a Serra da Arrábida. As praias são de cortar a respiração, com a natureza espetacular e a cor da água transparente. Sugerimos que se aventure pela Praia dos Coelhos e dos Galapinhos, no entanto, se levar a família, o melhor será optar pela praia do Portinho da Arrábida, que tem mais pessoas, mas dispõe dos serviços necessários. Se for aventureiro, e não quiser apenas passar os dias a apanhar banhos de sol, poderá optar por atividades como o Coasteering (onde reúne uma série de atividades como natação, escalada, rapel, caminhada e mergulhos nos maiores esconderijos da zona), ou poderá recorrer aos serviços do Zé da Mota, que aluga scooters para quem quer conhecer a zona que agora é interdita a carros. Aproveite também para descobrir bons restaurantes como o Lobo do Mar ou o Rodinhas para desfrutar de uma boa refeição depois de um dia de praia em família.

Para fugir ao trânsito, aconselhamos que pondere um caminho alternativo, como seguir em direção à A2 e depois continuar pela A12. Se o objetivo for evitar as portagens, o caminho é um pouco mais longo, mas siga pela A2 e depois continue pela N379-1.

  1. ZAMBUJEIRA DO MAR – A Zambujeira do Mar é conhecida como o palco de um dos maiores festivais portugueses. Infelizmente, este ano, o festival foi cancelado. Mas, a Zambujeira do Mar tem muito mais para oferecer. Conheça as praias fenomenais da costa alentejana, tais como a Praia da Amália ou a Praia dos Cavaleiros, que são dignas de postal. Se decidir optar por praias mais acessíveis, sem caminhos complicados para um dia em família, aconselhamos a Praia dos Alteirinhos ou a da Zambujeira do Mar.  Aproveite e delicie-se com um bom peixe no restaurante Miramar ou Rocamar, mas se preferir uma refeição de carne, pode sempre visitar a Tasca do Bernardo. Para digerir a refeição, pode aventurar-se nas Hortas de S. Luís, um percurso de 3,5 km, que pode fazer com toda a família. Finalmente, para descansar, sugerimos o aparthotel Craveiral Farmhouse, moderno e confortável, ou então, o conhecido Zmar Eco Resort. Ambos são uma boa opção para passar um bom fim-de-semana em família.

A via mais rápida para o percurso até à Zambujeira do Mar (a sair de Lisboa) é seguir pela A2, seguir pela IC33 e depois pela A26 e pela M554 e termina com a N393. O valor das portagens é de aproximadamente 7 euros.

  1. VILA NOVA DE MILFONTES – Vila Nova de Milfontes é um dos destinos mais escolhidos para quem tem filhos pequenos. A Praia dos Aivados, ou a Praia do Malhão, são praias com areal extenso onde consegue isolar-se das multidões. Tal como toda a Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes tem bons restaurantes onde pode partilhar uma refeição à portuguesa. Recomendamos o Pátio alentejano, a Tasca do Celso, ou o Amândio. Para quem procura uma esplanada com uma boa vista, poderá optar pela Choupana que fica mesmo em cima da praia do Farol. Por fim, sugerimos que tire um tempinho para visitar o Pego das Pias, que fica entre Odemira e São Luís, e que dê uns bons mergulhos. Não se vai arrepender!

Para chegar a Vila Nova de Milfontes, saindo de Lisboa, opte por passar a Ponte Vasco da Gama e siga em direção à A2 e prossiga em direção à M1072. As portagens são de aproximadamente 8 euros neste percurso, sendo o mais rápido. No entanto, poderá sempre optar por duas rotas alternativas, uma também pela A2, mais curta, mas mais movimentada, ou então pela N5 seguida da IC33.

  1. ERICEIRA- Perto de Lisboa, a Ericeira é um ótimo destino para um fim-de-semana prolongado em família ou com amigos. Com boas praias para desfrutar do bom tempo e com ondas, este destino é o ideal para fazer uma surftrip ou aproveitar o tempo em família. Para quem procura um bom local para surfar, aconselhamos a Praia Ribeira de Ilhas, Praia de São Sebastião ou a Praia da Empa. No entanto, quem procura apenas ir a banhos, aconselhamos a Praia do Sul (ou da Baleia), concessionada e onde é fácil abrigar-se do vento. Aproveite para relaxar e passe a noite no Meraki Guest House ou no You and Sea, e de manhã, para repor energias, se não quiser tomar o pequeno almoço no hotel, poderá optar pelo Brunch Me, antes de seguir para a praia. A Ericeira tem muito para oferecer e nem tudo é surf e praia, pode visitar o parque Santa Marta ou o célebre Palácio Nacional de Mafra, nos arredores da Ericeira.

Se sair de Lisboa, opte pela via A8 e mais tarde A21, com o preço de portagens estimado em 3 euros. No entanto, poderá optar também pelo caminho mais curto, mas também mais concorrido e, por isso, com mais trânsito, que começa na IC19 e termina na N247.

  1. MELIDES- Nos últimos anos, Melides tem sido um dos destinos mais procurados pelas famílias. A Praia da Aberta Nova, da Vigia e de Melides são praias com extensos areais e por isso ideais para quem quer fazer praia de forma segura em tempos de pandemia. Melides é um excelente destino de férias para quem gosta de praia e das noites estreladas de Verão, mas esta freguesia é muito mais do que um simples destino de praia. Aqui, poderá praticar diversas atividades, desde caminhadas na Herdade da Aberta Nova, como descobrir as mais variadas espécies de aves no Observatório de Aves, ou até mesmo desafiar a família para um passeio a cavalo. Se quiser petiscar depois da praia, sugerimos a esplanada O Fadista ou o Bar dos Tigres, mas se preferir jantar num restaurante poderá optar pela Flor de Sal.

Para chegar a Melides, vindo de Lisboa, opte pela via da A2 e termine na IC33, no entanto, também poderá optar pela N5, que é um percurso mais curto, mas mais demorado. A portagem no primeiro percurso é de aproximadamente 8 euros.

Avis Portugal dá dicas de condução para uma viagem segura no próximo feriado:

Embora uma viagem longa seja na maioria das vezes entusiasmante, é melhor estar preparado para as situações que podem não correr de acordo com o planeado, particularmente durante períodos movimentados. Desta forma, destacamos as melhores dicas da Avis Portugal para aproveitar ao máximo o fim-de-semana:

  1. Verifique a rota: Antes de partir, certifique-se de que o caminho que escolheu não tem grandes obras rodoviárias, ou recentes perturbações, que possam causar atrasos. Existem muitos websites ou apps que fornecem esta informação, tais como, o Google Maps e o Waze.
  2. Conceda tempo a si próprio: Quando conduz em estradas movimentadas, não fique excessivamente preocupado com os atrasos. Recomendamos que saia com tempo e tenha em conta engarrafamentos e atrasos.
  3. Combustível e carga elétrica: Certifique-se que tem combustível suficiente no depósito, ou se optar por um carro elétrico, se tem a bateria completamente carregada para chegar ao seu destino. Assim, pode evitar paragens desnecessárias, prologando a viagem mais do que o esperado.
  4. Mitigar o aborrecimento: Conduzir com trânsito pode testar a sua paciência, mas ser passageiro é também um desafio. Planeie algumas atividades no carro, seja uma lista de reprodução do Spotify, que melhora o humor de todos, seja um audiobook ou alguns jogos ou charadas para jogar, onde todos podem participar.
  5. Leve o essencial: Não se esqueça de levar o desinfetante de mãos, máscaras faciais, luvas descartáveis e água para se ir hidratando. Doces e guloseimas também são uma boa dica para quem percorre um longo caminho de carro, assim irá manter os níveis de energia elevados e todos estarão bem dispostos e entretidos. Deste modo, haverá também menos queixas durante a viagem!
  6. Certifique-se que descansou o suficiente: Algumas viagens mais longas podem envolver muitas horas de condução e concentração. Certifique-se de que não está a conduzir cansado, lembre-se de levar consigo óculos de sol e água para se manter hidratado e confortável. Aconselhamos também que faça pausas de 15 minutos, a cada duas horas de viagem.
  7. Partilha de responsabilidade: Se tiver optado por um percurso de grandes distâncias, certifique-se que tem mais do que um motorista no seu contrato de aluguer.
  8. Seleção do carro: Um dos maiores benefícios do aluguer de automóveis é ter liberdade para escolher o carro que melhor se adequa à sua viagem. Se estiver a planear uma viagem em família, considere um veículo maior com mais espaço para todos os passageiros e bagagens, se, pelo contrário, optar por um destino aventureiro que pretende explorar porque nunca o visitou antes, então opte por um veículo com sistema GPS.
  9. Kit de Avaria: É sempre bom estar preparado se o pior acontecer. Antes de iniciar a sua viagem, certifique-se de que tem à mão os números de assistência de avaria e um kit essencial que contenha itens como o triângulo de aviso, o colete e um estojo de primeiros socorros.
  10. Apps: Há muitas Apps úteis para quem vai viajar, tais como o Waze, que o mantém atualizado sobre o trânsito e a melhor rota disponível, como informámos anteriormente, apps meteorológicas para que esteja preparado para qualquer situação. Aconselhamos também que descarregue a App da Avis, que lhe permite escolher o seu veículo e quaisquer complementos adicionais que possam necessitar.

Não deixe as férias para o próximo ano, opte por descobrir Portugal que é um país fantástico com opções para todos os gostos. A Avis lançou uma campanha que fornece uma solução de reservas mais flexível para o cliente. Este serviço adapta-se às necessidades do cliente e permite prolongar o fim-de-semana, podendo iniciar o aluguer quinta-feira, a partir das 14h00, e terminá-lo no domingo.

Desta fora, poderá usufruir de um fim-de-semana alargado ou de umas miniférias, com tarifas que podem durar até quatro dias.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...