Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

powered by:

Híbridos vs elétricos: semelhanças e diferenças

Embora tenham um motor elétrico, os carros híbridos são substancialmente diferentes dos 100% elétricos. Conheça as semelhanças e as diferenças.

À semelhança dos veículos elétricos, os carros híbridos representam uma alternativa que reduz os custos operacionais e as emissões poluentes. Tal como o próprio nome sugere, os híbridos são uma combinação de dois tipos de automóvel – os elétricos e os tradicionalmente movidos a gasolina, também conhecidos por veículos a combustão interna.

Na prática, um carro híbrido tem um motor de combustão interna, mas também um motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável. Este tipo de carro pode utilizar os dois motores em simultâneo ou um de cada vez, dependendo da potência e do tipo de condução pretendidos.

Os híbridos também se dividem entre si, havendo os modelos standard e os plug-in. A principal diferença está no facto dos híbridos standard recorrerem à travagem regenerativa e ao motor de combustão interna para carregar a bateria do motor elétrico, enquanto os plug-in se ligam a uma fonte de alimentação externa, à semelhança dos carros elétricos – postos de carregamento de rua, por exemplo.

Alguns híbridos têm um alcance menor do que os elétricos quando utilizam exclusivamente o motor elétrico, que nesses casos funciona mais com um suplemento ao motor a combustão com o objetivo de tornar muito mais eficiente o consumo de combustível. Há, no entanto, modelos híbridos que podem funcionar no modo exclusivamente elétrico para distâncias não muito longas e em cidade – modelos plug-in com esta capacidade e com um carregamento à noite podem, na realidade, funcionar no dia-a-dia como se fossem um elétrico e com um consumo de combustível residual.

Um carro híbrido pode ser um excelente investimento, dependendo das suas necessidades de condução e lifestyle. O elemento que diferencia estes carros é, de facto, a presença de um motor elétrico, e é precisamente este que pode fazer toda a diferença para alguns condutores. Quem se desloca para o trabalho todos os dias em ambiente citadino pode ter uma poupança muito significativa ao fim do mês no que diz respeito a gastos com combustível porque, como já foi referido anteriormente, é possível usar o modo elétrico em exclusivo nestas situações. Por outro lado, quem se desloca de forma regular para distâncias maiores irá usufruir de um consumo mais eficiente de combustível, pelo que estará sempre a poupar.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...