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Mercedes e Peugeot foram as marcas automóveis mais relevantes durante a pandemia

A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Reputação e Relação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses durante os primeiros 6 meses do período de pandemia (01 de março a 31 de agosto).

O estudo da Consultora OnStrategy inseriu-se no âmbito do estudo anual RepScore, desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO 20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO 10668 (avaliação financeira), que avalia os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca duas marcas: a Google como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional com 83,3 pontos e a Zoom como a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia com 69,6 pontos ( 15,4 pontos).

No setor automóvel, o destaque foi para a Mercedes-Benz que apresentou melhor índice (76,8pts) e a Peugeot com maior crescimento do índice (5,5pts).

No setor da mobilidade, a Via Verde apresentou melhor índice (72,5pts), enquanto a Carris teve maior crescimento do índice (0,9pts).

Já no setor da energia a Galp teve melhor índice (74,4pts) e a EDP Renováveis teve maior crescimento do índice (12,5pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que existe resiliência da relação das marcas com o público e apesar de ganhos e perdas mais ou menos significativos, o conjunto das mais de 2.000 marcas auditadas regista um crescimento de 2 pontos durante os 6 meses do período de pandemia”.

O mesmo responsável adianta ainda que “face ao novo normal, e porque se tratam de industrias com marcas fortes que tendem a ganhar em períodos de crise, não é de estranhar o fortalecimento na relação dos cidadãos com setores como crédito ao consumo ( 11pts), tecnologia ( 4pts), saúde e bem estar ( 4pts), alimentação e bebidas (4pts), multimédia e telecomunicações ( 3pts), sistemas de pagamento ( 3pts) e farmacêuticas ( 3pts)”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “também nestes tempos de mudança a tecnologia associada a produtos, serviço e inovação torna-se ainda mais relevante e nesse sentido marcas como a Google e o Zoom estarem a registar estes destaques respetivamente como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional e a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia”.

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