Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Cores do novo CUPRA Formentor demoraram 3 anos a desenvolver

O processo para desenvolver a palete de cores do primeiro CUV da CUPRA durou três anos, tendo sido feitas mais de 800 versões diferentes.

28 gramas de azul pérola, 25,2 de preto, 9,2 de Crystal Silver, 1,5 de branco, 0,6 de roxo, um pouco de brilho e alumínio … Por detrás destas quantidades estão mais de três anos de trabalho, inúmeras tentativas e, no final, um nome: a tonalidade Petrol Blue.

Desde o momento em que os designers da CUPRA começaram a desenhar os primeiros esboços do Formentor, a equipa Color & Trim começou a trabalhar nas cores que seriam usadas no primeiro modelo da marca.

Muitos elementos definem o espírito de um automóvel como o CUPRA Formentor: sofisticação, inovação, um design exterior cativante… e as suas três cores exclusivas. Cada uma com a sua história, a sua razão de ser.

– Cores com ADN. Para chegar à palete do CUPRA Formentor, a primeira coisa que a equipa de designers da Color & Trim, liderada por Francesca Sangalli, fez, foi explorar a essência da marca, o seu ADN. Este é o primeiro modelo da marca e foi necessário lançar as bases do seu espírito: design contemporâneo, performance desportiva e estilo único …

“As cores são muito importantes para identificar o carácter de uma marca. Cada cor tem a sua própria personalidade, expressa uma atitude diferente, e as que criámos para o primeiro modelo da CUPRA refletem uma personalidade autêntica”, comenta Francesca Sangalli, responsável Color&Trim Concept&Strategy.

– A natureza como inspiração. As ideias para criar uma nova cor que se identifique claramente com os valores podem vir de muitas fontes de inspiração. Nesta ocasião, a natureza, com as suas texturas, ambientes e formas, foi a musa para desenvolver a criatividade transformada em cor.

“Muita inspiração provém da natureza e dos elementos que a compõem. Recriámos a cor dos minerais, das pedras, da Terra, inclusive do meio ambiente que nos rodeia”, assegura Francesca Sangalli.

– A elegância dos tons mate. Cada uma das cores foi projetada, misturando tintas e outros materiais, como o alumínio ou a mica, para obter o efeito desejado. Desta forma, conseguem-se acabamentos metalizados, perlados e mate que, no caso do Formentor, são os exclusivos Petrol Blue Matt, Magnetic Tech Matt e Graphene Grey. Criar uma mistura com um miligrama a mais ou a menos de branco ou introduzir mais ou menos brilho torna a cor completamente diferente.

“Para chegar ao Magnetic Tech Matt, fizemos tantas gradações do mesmo tom que às vezes era difícil distingui-las, mas queríamos que a superfície parecesse uma pedra. No final, conseguimos isso introduzindo grandes partículas metálicas que dão a aparência áspera que as pedras têm. Transformámos a natureza em cor”, conclui Francesca Sangalli.

– Espírito CUV. Além de criar um novo código de cores para a CUPRA, também foi fundamental dar a este modelo um carácter especial. “É muito importante trabalhar o efeito que se deseja dar à cor. O CUPRA Formentor é um automóvel com muitos volumes e linhas de tensão. Isto faz com que dependendo de como a luz incide nele, percebemos uma cor muito diferente. São cores que estão vivas” afirma Jordi Font, responsável de desenvolvimento Color&Trim.

Exterior e interior estão em harmonia, com combinações e detalhes expressos em Copper. A palete do novo CUPRA Formentor é completada com outras seis cores: Desire Red, Dark Camouflage, Midnight Blach, Urban Silver, Magnetic Tech e Nevada White.

Três cores, três inspirações para Francesca

Petrol Blue Matt – É a cor identificadora da CUPRA. Representa o ADN desportivo e ao mesmo tempo sofisticado da marca. Com o seu acabamento mate agregamos carácter técnico intenso à cor.

Magnetic Tech Matt – Queríamos que a sua superfície fosse como uma pedra. Possui partículas metálicas que lhe conferem aquele aspeto áspero que as pedras têm. É a natureza em estado puro.

Graphene Grey – Em termos simples, é uma folha, como uma única camada de átomos de carbono. Queríamos dar-lhe um carácter plano e ousado ao mesmo tempo.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...