Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Design: Hyundai ganha vários prémios nos IDEA

A Industrial Designers Society of America (IDSA) premiou vários produtos da Hyundai na competição 2020 International Design Excellence Awards (IDEA).

O Hyundai Vest Exoskeleton (VEX) foi nomeado vencedor do Prémio de Ouro na categoria Commercial & Industrial Products. Na categoria Automotive & Transportation, o concept 45 da Hyundai foi vencedor do Prémio de Bronze e o concept Prophecy como finalista. Os veículos foram selecionados pelo seu design inovador ousado e artístico, e como melhoram a qualidade de vida.

“A Hyundai demonstra a visão de design do IONIQ EV, que se tornou reconhecida globalmente ao conquistar o IDEA Awards”, afirma SangYup Lee, Vice-Presidente e Diretor do Hyundai Global Design Center. “Para além disso, vencer o Prémio de Ouro com um design fora do setor automóvel, mostra a expansão das nossas capacidades de design”.

VEX

O VEX aumenta a produtividade e reduz o cansaço dos trabalhadores industriais ao imitar o movimento das articulações humanas para aumentar o suporte de carga e mobilidade. O colete apresenta um eixo policêntrico – combinando pontos pivot múltiplos com assistência muscular multi-link – que funciona eliminando a necessidade de uma bateria.

Com 2,5 kg, o VEX pesa 22-42% menos que os seus produtos concorrentes, e é utilizado como uma mochila. O utilizador coloca os seus braços através das alças do colete, e depois aperta o peito e as fivelas da cintura. A secção das costas pode ser ajustada em comprimento até 18 cm de forma a adaptar-se a diferentes tipos de corpos, enquanto o grau de assistência de força pode ser ajustado em seis níveis – até 5,5 kg.

O recém-desenvolvido VEX é dirigido aos trabalhadores em linhas de produção. O desenvolvimento do VEX inclui um programa piloto em duas fábricas da Hyundai Motor Group nos Estados Unidos. Os testes foram bem-sucedidos ao assistir os trabalhadores e aumentar a sua produtividade sendo que ambas as fábricas incorporaram os sistemas VEX nas suas linhas de produção.

Concept 45

O concept 45 prevê uma nova era do design automóvel da Hyundai focado na eletrificação, tecnologias autónomas e design inteligente. O inovador 45 introduz uma reviravolta no ícone de 45 anos, o Hyundai Pony Coupe Concept, para introduzir uma experiência automóvel inteiramente nova para os veículos que se conduzem de forma autónoma.

O estilo exterior expressivo do 45 entusiasma a imaginação e inspira-se no veículo que primeiro estabeleceu o ADN de design da Hyundai, o Pony Coupe Concept de 1974. O carácter icónico do 45 é definido pelo seu formato monobloco e pelo design leve e aerodinâmico inspirado nas aeronaves dos anos 20.

O nome do veículo também se deve em parte aos ângulos de 45 graus na dianteira e traseira do automóvel, formando uma silhueta em forma de diamante que prevê a orientação de design para os futuros modelos EV’s.

O novo concept retira a complexidade, celebrando as linhas simples e estrutura minimalista do concept coupé original. Combinando herança com a visão, o 45 incorpora a evolução da tipologia de design “Sensuous Sportiness” da Hyundai. “Sensuous” significa os valores emocionais que os clientes podem experienciar através do design, e “Sportiness” é a determinação para implementar esses valores através de soluções inovadoras de mobilidade.

Concept Prophecy

O concept visionário expressa, de forma clara, a mais recente filosofia de design da Hyundai, Sensuous Sportiness, expandindo na era definida pelo o concept elétrico 45 que removeu a complexidade em favor de linhas simples e estruturas minimalistas.

O concept “Prophecy” segue o exemplo e apresenta uma silhueta icónica e proporções perfeitas, inspiradas num design aerodinâmico. Tirando partido de uma maior distância entre eixos e da menor distância dos eixos aos para-choques, os designers da Hyundai chegaram ao conceito Ultimate Automotive Form, graças a uma nova arquitetura EV definida por superfícies imaculadas de volume que combinam com uma elevada harmonia e funcionalidade estética.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...