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Dúvidas sobre os carros a hidrogénio? A Hyundai explica tudo

Os veículos a hidrogénio produzem a sua própria eletricidade, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica, e o abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cerca de cinco minutos.

Em Portugal ainda existe um elevado desconhecimento sobre os automóveis movidos a Hidrogénio. Para tal, a Hyundai desenvolveu a Blue Academy, um espaço aberto onde todas as perguntas sobre ECO Mobilidade têm uma resposta simples e direta.

O que são e como funcionam os veículos a hidrogénio?

Os veículos a hidrogénio, também conhecidos como fuel cell, célula de combustível ou pilha de hidrogénio, são veículos elétricos que utilizam o hidrogénio como fonte de energia. A principal diferença entre um automóvel a hidrogénio e os restantes veículos elétricos é que os veículos a hidrogénio produzem a sua própria eletricidade, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica.

O conjunto de fuel cells montados em série no automóvel juntam o hidrogénio presente no tanque de abastecimento do veículo e o oxigénio retirado do ambiente exterior. Esta junção produz uma reação que por sua vez é aproveitada para gerar energia elétrica. É esta energia gerada através da reação que alimenta o motor elétrico e carrega a bateria do automóvel.

Os automóveis a hidrogénio também possuem uma bateria, mas bem mais pequena que a encontrada nos restantes veículos elétricos (de apenas cerca de 1,6 kWh e não 40 kWh ou mais), utilizada apenas para a fase de arranque do veículo e nos momentos em que é exigido ao automóvel atingir elevados picos de potência.

Se o oxigénio utilizado pelo veículo no processo de geração de energia é extraído do meio ambiente, o mesmo não acontece com o hidrogénio. Assim, é necessário abastecer o veículo com o elemento químico – hidrogénio. Aqui encontra-se uma outra vantagem face aos restantes veículos elétricos: um abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cerca de cinco minutos, e é o suficiente para atingir a autonomia total de grande parte destes veículos.

Vantagens dos automóveis a hidrogénio:

  • Abastecimento rápido;
  • Autonomias elevadas;
  • Não emitem gases poluentes;
  • Libertam vapor de água, purificando o ar;
  • Não consomem recursos naturais;
  • O hidrogénio é um elemento seguro, caso se liberte para a atmosfera;
  • Facilidade de adaptação da rede de combustíveis fósseis para fornecer hidrogénio.

Hyundai NEXO

Com um exterior apelativo e aerodinâmico, e com um interior espaçoso onde foram utilizados materiais ecológicos, o que distingue este automóvel dos restantes veículos da Hyundai é, efetivamente, a tecnologia fuel cell.

Este SUV, movido exclusivamente a hidrogénio, não tem emissões poluentes e ainda ajuda a purificar o ar quando se encontra em movimento, através da emissão de vapor de água. O Hyundai NEXO é capaz de purificar o ar na quantidade que dois veículos diesel poluem ao percorrer uma igual distância.

Para demonstrar como o vapor de água produzido por este veículo é seguro para o meio ambiente, a Hyundai convidou a atleta olímpica Mireia Belmonte para treinar dentro de uma bolha diretamente ligada ao tubo de escape do Hyundai Nexo. O vapor de água produzido por este automóvel é tão puro que pode ainda ser utilizado para vários fins, nomeadamente, para regar o jardim. Para além disso, como é no motor fuel cell que é produzida a energia elétrica, o automóvel pode também ser ligado à rede doméstica e passar parte da energia armazenada para os equipamentos domésticos.

Com uma autonomia estimada de 666 quilómetros (WLTP), são apenas necessários cerca de cinco minutos para abastecer este automóvel na sua totalidade. O seu motor elétrico tem 163 cavalos de potência e 395 Nm de binário máximo. O Hyundai NEXO atinge os 179 km/h de velocidade máxima e vai dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos.

A nível de equipamento tecnológico, destaca-se o assistente inteligente de estacionamento que permite estacionar o automóvel de forma automática, encontrando-se, ou não, o condutor dentro do veículo.

Para além do assistente de estacionamento, este veículo pode ainda ser equipado com a opção de condução autónoma. O NEXO contém ainda o assistente de faixa de rodagem (Lane Following Assist e Highway Driving Assist) e a captação de imagem de ângulo morto através da câmara traseira (Blind Spot View Monitor).

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