Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Gama eletrificada da Kia garante quota recorde na Europa

A Kia Motors registou a sua maior quota de mercado de sempre na Europa, nos primeiros oito meses deste ano, graças ao crescimento acelerado das vendas dos seus modelos híbridos plug-in e elétricos.

Segundo os últimos dados revelados pela Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), relativos ao acumulado de janeiro a agosto, a quota de mercado da marca na Europa (que inclui os territórios da UE, EFTA e Reino Unido) situa-se agora nos 3,6%, representando um aumento face aos 3,1% registados em igual período de 2019.

Com 259.442 unidades vendidas na Europa entre janeiro e agosto (-23,4% em relação ao período homólogo de 2019, que registou vendas-recorde), a Kia ultrapassou a quota de mercado de várias marcas historicamente consagradas na Europa. De referir ainda que, desde o início do ano, o mercado europeu sofreu uma retração de -32,9% na sua globalidade.

As vendas de modelos eletrificados da Kia aumentaram significativamente nos primeiros oito meses do ano, chegando às 68.611 unidades. Neste número inclui-se a cada vez maior gama de grupos motopropulsores semi-híbridos (MHEV), híbridos paralelos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos (VE) da marca. Este sucesso significa que os eletrificados representam agora mais de um em cada quatro automóveis (26,4%) vendidos pela Kia na Europa.

Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “O mercado está a travar uma difícil luta contra a forte quebra nas vendas provocada pelos efeitos da pandemia, e a Kia não está imune a estes efeitos. No entanto, o rápido crescimento das vendas dos nossos modelos elétricos e híbridos contribuiu para que, nos primeiros oito meses deste ano, alcançássemos uma quota de mercado que nunca até aqui conseguíramos atingir, graças à nossa estratégia de longo prazo, que implica a disponibilização de uma vasta gama de motorizações avançadas e eficientes. Isto oferece-nos sem dúvida uma forte base para um crescimento sustentado assim que o mercado começar a recuperar”.

As vendas dos dois modelos 100% elétricos da marca, o e-Niro e o e-Soul, mais do que duplicaram face ao período homólogo do ano anterior. Em 2020, a Kia já vendeu 20.649 VE na Europa, contra 9303 nos primeiros oito meses de 2019. Como resultado, os modelos deste tipo são agora responsáveis por 8% do total de vendas da marca no mercado compreendido pela UE, EFTA e Reino Unido, número que irá sem dúvida aumentar com a introdução de novos VE nos próximos anos.

As vendas de modelos PHEV aumentaram 61,1% (para as 18.868 unidades) após a introdução do Ceed Sportswagon e do XCeed híbridos plug-in, registando-se igualmente um acréscimo no Niro PHEV. Desde o início do ano, as vendas de MHEV também se cifram em mais de 9000 unidades, um recorde da marca que surge na sequência da introdução da tecnologia semi-híbrida “EcoDynamics+” na família Ceed e nas gamas Picanto, Rio e Stonic. A Kia regista também um aumento das vendas dos modelos Sportage equipados com EcoDynamics+.

A procura pelas versões eletrificadas do Niro (que inclui os modelos HEV, PHEV e EV) aumentou também (para as 43.846 unidades, mais 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado), apesar da contração no mercado europeu. A gama de modelos Niro eletrificados é agora a terceira mais vendida da Kia nesta região, à frente do Stonic (35 950 unidades) e do Picanto (30.502 unidades) e atrás do Sportage (53.906 unidades).

Os modelos mais vendidos da marca, a família Ceed, também registaram um crescimento este ano (para as 71.500 unidades, face às 70.110 de 2019), graças ao lançamento do XCeed, do XCeed Plug-in Hybrid e da Ceed Sportswagon Plug-in Hybrid, assim como à introdução das novas motorizações semi-híbridas EcoDynamics+.

Portugal: 1 em cada 4 das vendas totais

A tendência internacional é também uma realidade no nosso país, onde as versões eletrificadas representam igualmente cerca de um quarto do total das vendas.

A Kia Portugal lançou este mês a versão PHEV do XCeed, que se juntou à igual proposta da Ceed Sportwagon, tornando ainda mais diversa aquela que já era uma das gamas ecológicas e mais extensas do mercado nacional.

Depois da presença no ENVE – Encontro Nacional do Veículo Elétrico, a marca está agora no ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico 2020, a decorrer até domingo, na antiga estação da Carris do Arco do Cego, em Lisboa.

O evento é uma oportunidade para conhecer o novo XCeed PHEV First Edition, bem como o e-Niro (eleito Melhor Carro Elétrico em Portugal) e o e-Soul (World Urban Car of the Year).

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...