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Primeiro contacto: SEAT Ateca e Tarraco FR

A SEAT decidiu apostar forte na renovação do Ateca – que ganha novo visual, novos equipamentos e ajudas à condução – e numa variante FR, mais desportiva, para o seu topo de gama Tarraco. O Automonitor foi até à zona do Guincho conhecer de perto os dois novos modelos…

SEAT Ateca

O novo Ateca, que desde o seu lançamento em 2016 já vendeu mais de 300.000 unidades, faz a evolução no design do SUV compacto: é mais emocional na linguagem do design exterior e moderno no interior garantindo um caráter reforçado graças à frente mais imponente, típica da nova linguagem de design SEAT.

O novo modelo recebe também um vasto leque de tecnologia de iluminação que inclui, de série, FULL LED à frente e LED traseiros, bem como indicadores de direção dinâmicos, de série, nos níveis XPERIENCE e FR.

Em termos de motorizações, o Ateca vem equipado com um leque de novos e otimizados motores, tanto a gasolina (TSI), como Diesel (TDI), com emissões inferiores em comparação com o antecessor. Todas as unidades TDI recebem o novo sistema SCR de injeção paralela que inclui dupla injeção de AdBlue para reduzir significativamente as emissões de NOx em comparação com a anterior geração de motores diesel.

O SUV compacto mantém os ingredientes centrais do seu chassis para garantir uma condução envolvente, desde a afinação standard ao sistema de Controlo Adaptativo de Chassis, direção direta e tecnologia de tração integral 4Drive.

O renovado SEAT Ateca chega totalmente conectado, integrando a conectividade a bordo (baseada em funções e serviços online; Full Link incluindo conexão sem fios com as interfaces Android Auto e CarPlay) e conectividade a partir do exterior, com o SEAT CONNECT.

Adicionalmente, o reconhecimento de voz (frase de chamada “Hola Hola”) permite ao utilizador interagir com o novo sistema de infotainment de 9.2’’ usando linguagem natural.

Com Cruise Control Adaptativo e Preditivo, Assistência Pré-Crash, Assistência de Emergência, Assistência de Viagem e Assistência de Saída e Lateral, o novo SEAT Ateca combina os mais avançados sistemas de assistência à condução para garantir a melhor proteção em qualquer cenário de condução, fazendo dele um dos mais seguros e convenientes veículos do segmento.

Adicionalmente, o SEAT Ateca recebe novo equipamento de conforto como o volante aquecido, Climacoat (para-brisas com revestimento invisível) ou o Assistente de Reboque.

O SEAT Ateca traz novas opções de escolha com a introdução da versão XPERIENCE que se junta aos níveis de equipamento Reference, Style e FR. Este novo acabamento XPERIENCE acrescenta robustez e mais carácter fora-de-estrada ao novo SEAT Ateca.

A produção do novo SEAT Ateca teve início em agosto, sendo que as primeiras unidades deverão chegar ao mercado nas próximas semanas. Os preços iniciam-se nos 30.029 euros.

SEAT Tarraco FR

Já o SEAT Tarraco FR alarga a gama do grande SUV com uma versão que inclui todas as virtudes do modelo base, mas com uma nova personalidade mais desportiva e dinâmica.

Um conjunto de melhoramentos externos, incluindo acabamentos específicos como a grelha com logo FR, anunciam a mudança de caráter do veículo, enquanto as molduras alargadas das cavas das rodas em preto, as calhas do tejadilho e as molduras dos vidros na mesma tonalidade, bem como as capas dos espelhos em cinzento Cosmo, realçam as mudanças.

Atrás, o Tarraco recebe um novo spoiler desportivo, iluminação a toda a largura e um difusor traseiro exclusivo bem como o logo num estilo manuscrito.

O visual da versão Tarraco FR é enriquecido com a palete de cores disponível e o visual exterior é completado com a inclusão de jantes de liga leve maquinadas de 19” e 20” específicas do FR.

O interior recebe o volante desportivo com o logo FR e pedais em alumínio, enquanto o Digital Cockpit SEAT ajuda a centrar os elementos do habitáculo focados no condutor, sentado no banco tipo bacquet (banco do condutor elétrico com funções de memória).

O nível de equipamento FR também inclui a mais recente geração de infotainment que ajuda os passageiros a manterem-se conectados e atualizados onde quer que seja que a estrada os leve. É uma área do automóvel que ganha destaque acrescido à medida que as nossas vidas se focam cada vez mais na digitalização.

Mas as mudanças não são apenas visuais. O Tarraco também recebe uma definição desportiva da suspensão com Controlo de Chassis Adaptativo (ACC) para que fique garantido o comportamento que se espera num veículo com este logo: o objetivo providenciar uma experiência de condução mais focada e dinâmica.

O chassis foi definido na medida exata dos motores disponíveis. A gama inclui agora um novo motor TDI com 200CV, em acréscimo à gama atual de motores disponíveis no Tarraco.

As unidades a gasolina TSI estão disponíveis com potências entre os 150CV (110kW) e 190CV (140kW) para capacidades de 1.5-2.0 litros. Os diesel continuam a ser a propulsão central do Tarraco, que no nível FR surge em duas variantes 2.0 litros TDI com 150CV (110kW) e 200CV (147kW) de potência, respetivamente.

No início de 2021, o Tarraco terá também disponível uma motorização híbrida Plug-in que junta um motor a gasolina TSI com um motor elétrico alimentado por baterias de iões de lítio para garantir um equilíbrio perfeito entre performance e eficiência.

O SEAT Tarraco FR foi desenvolvido para proporcionar os mais elevados padrões de performance, eficiência e conveniência, envoltos num visual distinto que sobressai da multidão, assumindo um caráter sincronizado com o mundo à sua volta.

Os preços para o SEAT Tarraco FR iniciam-se nos 38.742 euros.

Conclusão

Apresentação SEAT ATECA & TARRACO FR | Portugal Malveira Guincho, 21 a 24 de Setembro de 2020 Paulo Maria / SEAT Portugal

Depois de termos tido a oportunidade de conduzir o Ateca e o Tarraco FR pela serra de Sintra, por caminhos que dificilmente escolheríamos de mote próprio – pensámos muitas vezes que “daqui não passaremos!” -, a conclusão não carece de dúvida: ficámos agradavelmente surpreendidos. O comportamento assim como a dinâmica e agilidade dos dois modelos impressionaram, especialmente o off road do Tarraco FR que passou por todas as situações mais difíceis, quer em subida como descida com nota máxima – tenhamos presente que estávamos com pneus de estrada e que o Tarraco não é propriamente um modelo pequeno…

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