Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Hidrogénio: Primeiro voo de avião de passageiros foi um sucesso

O primeiro avião de passageiros do mundo a hidrogénio completou, na passada quinta-feira, o seu voo inaugural em Inglaterra com sucesso.

A aeronave Piper, da ZeroAvia, com capacidade para seis pessoas e adaptada com um dispositivo que combina hidrogénio e oxigénio para produzir eletricidade, realizou descolagem, circuito completo e aterragem no aeroporto de Cranfield, indica a CNBC.

A ZeroAvia revelou que a viagem, descrita como um “voo de um avião comercial movido a combustível de hidrogénio”, é uma “inovação mundial”.

O voo foi realizado no local de pesquisa e desenvolvimento da empresa, no Aeroporto de Cranfield, propriedade da Cranfield University, em Inglaterra, no norte de Londres.

“Embora algumas aeronaves experimentais movidas a hidrogénio já tenham realizado voos, o tamanho deste avião disponível comercialmente mostra que os passageiros (que pagarem) podem embarcar num voo de zero emissões muito em breve”, afirmou Val Miftakhov, CEO da ZeroAvia, citado pela CNBC.

A ZeroAvia está a liderar um programa chamado HyFlyer ao lado dos parceiros do projeto Intelligent Energy e do European Marine Energy Center (EMEC).

O objetivo é “descarbonizar aviões de pequeno porte e médio alcance, através da tecnologia do comboio de força para substituir os motores convencionais”.

A próxima etapa do projeto HyFlyer será realizar um voo, até final deste ano, de cerca de 400 quilómetros nas Ilhas Orkney, um arquipélago localizado nas águas da costa norte da Escócia continental.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...