Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar Land Rover aposta em nova tecnologia de cancelamento de ruído

Jaguar Land Rover apresentou uma nova tecnologia de cancelamento de ruído que elimina do habitáculo os sons indesejados da estrada e dos pneus, para
proporcionar uma experiência mais silenciosa e requintada aos condutores e passageiros.

Esta tecnologia, incorporada nos novos modelos Jaguar F-PACE, Jaguar XF e Range Rover Velar, permite reduzir os picos de ruído indesejado em 10 dB e os níveis de ruído geral entre 3 e 4 dB, o equivalente a baixar em quatro pontos o volume do sistema de som do veículo. Esta importante redução da exposição a ruídos de baixa frequência de até 300 Hz pode auxiliar a prevenir a fadiga do condutor em viagens mais longas.

A fadiga afeta a capacidade do condutor para enfrentar perigos ou eventos inesperados. Por exemplo, o tempo de reação de um condutor cansado é 16,72 % maior do que o de um que mantém plena atenção. A redução de acidentes e a melhoria do bem-estar do condutor são fundamentais na estratégia Destination Zero da Jaguar Land Rover, que aspira a criar uma sociedade mais segura e saudável com um meio ambiente mais limpo através da inovação contínua.

Graças à tecnologia acústica ativa da Silentium, a tecnologia do sistema de cancelamento ativo do ruído de estrada utiliza sensores posicionadas em todas as rodas para monitorizar continuamente as vibrações do piso da estrada e calcula a onda sonora oposta necessária para eliminar o ruído que os passageiros possam sentir. Esta monitorização em tempo real permite isolar e eliminar ruídos
inesperados de buracos ou superfícies irregulares.

O som de cancelamento é reproduzido através do sistema de som Meridian, enquanto o veículo calcula a ocupação do veículo para maximizar o desempenho do cancelamento ativo do ruído da estrada para o condutor e passageiros. A tecnologia permite disponibilizar uma solução que mantém o equilíbrio entre requinte, peso do veículo e dinâmica de condução para proporcionar uma sensação de qualidade superior sem renunciar a nada.

O cancelamento ativo do ruído da estrada combina o cancelamento do ruído do motor dos novos Jaguar F-PACE e Range Rover Velar com o motor híbrido plug-in (PHEV) P400e para aumentar ainda mais a sensação de bem-estar. Este sistema vanguardista permite que a versão PHEV seja otimizada para gerar menos emissões de CO 2 e melhorar a eficiência sem comprometer a experiência de condução.

Iain Suffield, Refinement Advanced Technologies Specialist, Jaguar Land Rover, afirmou: “Assumimos o compromisso de criar um refúgio para os nossos clientes, e esta nova tecnologia permite-nos eliminar os ruídos não desejados habitáculo. Desta forma, reina a tranquilidade e melhora o bem-estar dos passageiros, o que contribui para reduzir a carga cognitiva e, assim, o tempo de reação. Esta investigação integra a estratégia Destination Zero”.

Dr. Steve Iley, Chief Medical Officer, Jaguar Land Rover, comentou: “A tecnologia de cancelamento ativo do ruído da estrada tem não apenas o potencial de aumentar a segurança em estrada, como pode também melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos clientes. No
mundo pós-coronavírus, onde entramos na nova normalidade, é lógico pensar que vão mudar as expectativas que os clientes têm do transporte privado. Será mais importante que nunca desfrutar de soluções de mobilidade seguras e limpas, onde o espaço pessoal e a higiene serão aspetos chave”.

Na Jaguar Land Rover estão a ser desenvolvidas novas tecnologias e materiais que satisfazem as exigências do setor automóvel, famoso pelas suas constantes alterações. Os veículos atuais já foram concebidos para proporcionar o máximo bem-estar aos ocupantes, com funções como o Monitor da Condição do Condutor e a ionização do ar do habitáculo com filtro PM2.5.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...