Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Elétricos triplicam quota de mercado na Europa (apesar do Covid-19)

Os veículos elétricos representavam 8% das vendas de automóveis na Europa no primeiro semestre de 2020, o que os coloca no caminho certo para triplicar a sua quota de mercado este ano, de acordo com a análise da ONG Transport & Environment (T&E).

Embora a pandemia provocada pelo novo coronavírus tenha visto as vendas globais de automóveis caírem, as vendas de carros elétricos (modelos 100% elétricos e híbridos plug-in) mais do que triplicaram a sua quota de mercado no Espaço Económico Europeu (EEE), em comparação com o primeiro semestre do ano passado, indica a T&E citada pela Reuters.

As vendas totais para este ano deverão duplicar para um milhão de unidades, adiantou a ONG que atribui o aumento das vendas às normas mais rigorosas de emissões na União Europeia que entraram em vigor este ano e aos incentivos à compra verificados recentemente na Alemanha e França.

A ONG espera que os fabricantes automóveis cumpram as normas de emissões para este ano, de modo a que a quota de mercado para elétricos chegue a 10% das vendas de automóveis no EEE.

Já a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) afirma que as vendas de veículos elétricos foram impulsionadas pelos sistemas nacionais de apoio para fomentar a recuperação económica da pandemia Covid-19 – mas que esta tendência não se verificará necessariamente a longo prazo.

“É difícil fazer previsões sobre futuras mudanças de comportamento dos consumidores a partir de um crescimento ‘artificial’ impulsionado pelos subsídios”, declarou a ACEA citada pela Reuters.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...