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SEAT Leon e-HYBRID: Um híbrido para cada ocasião

Os veículos híbridos plug-in tornaram-se uma das opções mais populares para os clientes que apoiam a mobilidade sustentável.

De acordo com os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, no primeiro trimestre de 2020, as vendas na Europa aumentaram 133,9%. As razões são: o rótulo zero (se tiverem uma autonomia elétrica superior a 40 km), um preço atrativo e a versatilidade que oferecem por terem dois motores diferentes.

Segue-se um guia que permite aproveitar ao máximo as infinitas possibilidades no dia-a-dia, com o SEAT Leon e-HYBRID como exemplo e os seus modos indicados de acordo com o tipo de viagem a fazer.

1. Trajetos diários até 60 km: Modo-E

Os híbridos iniciam-se em modo elétrico por defeito e continuam até que a bateria esteja esgotada. Depois, sem que o condutor tenha de fazer qualquer tipo de seleção, o motor de combustão assume o controlo. Esta transição também ocorreria se o veículo necessitasse de mais energia ou se uma determinada velocidade fosse excedida.

“No caso do Leon e-HYBRID, pode ser conduzido em modo elétrico até 130 km/h”, diz Gerhard Lux, responsável pelo desenvolvimento da unidade híbrida e elétrica da SEAT. Gerhard Lux acrescenta ainda que “seria adequado para viagens diárias de cerca de 50 a 60 quilómetros, tanto em zonas urbanas como em autoestradas. Desta forma, o veículo funcionava sempre em modo elétrico”.

2. Viagens planeadas com mais de 60 km: Modo Híbrido Automático

Quando as viagens são planeadas e excedem a capacidade da bateria, o modo híbrido cumpre totalmente a sua função. O motor elétrico já não é predeterminado. Neste caso, é melhor definir o itinerário no navegador para que o veículo faças as suas estimativas.

“Graças ao Modo Híbrido Automático, o veículo utiliza o navegador para gerir o uso da bateria. Desta forma, dará prioridade ao modo elétrico na cidade e tornar-se-á secundário em trajetos de autoestrada. O objetivo é chegar ao ponto de recarga com uma bateria esgotada”, explica Gerhard Lux. Para itinerários mais complexos com paragens intermédias, a função Intelligent Hybrid define qual o sistema a utilizar para otimizar a carga.

3. Viagens “à aventura”: Modo Híbrido Manual

Como a vida nem sempre pode ser planeada, às vezes também não se sabe com antecedência o percurso que será feito com o veículo. Como por exemplo, quando durante o dia temos que fazer várias viagens de trabalho ou fazer uma viagem “à aventura”. Nestas situações, o Leon e-HYBRID oferece várias possibilidades.

“Podemos escolher entre três opções: manter a carga estável, escolher um nível mínimo de bateria que não possa ser ultrapassado para usar quando necessário e, por fim, aumentar o nível”, diz Gerhard Lux.

Raio-X a um híbrido

Para saber como maximizar o desempenho de um PHEV, é importante conhecê-los por dentro. Um híbrido plug-in apresenta todas as partes de um modelo de combustão e todas as partes de um elétrico.

Existem dois motores, um que é alimentado pelo depósito de combustível e um elétrico que é alimentado pelas baterias, que são carregadas pelos travões e ao ligá-lo.

“Os motores podem funcionar separadamente, mas se for necessária mais energia podem funcionar ao mesmo tempo. No Leon e-HYBRID, o resultado da combinação de ambos os motores dá uma potência de 204 CV”, diz o responsável pelo desenvolvimento da unidade híbrida e elétrica da SEAT.

Factos e números do Leon e-HYBRID

Motor elétrico de 115 CV (85 kW)
Bateria de 13 kWh
Autonomia até 64 km em modo elétrico de acordo com o ciclo WLTP (NEDC: 72 km)
Motor a gasolina de 150 CV (110 kW)
Depósito de combustível de 40 litros
Potência combinada de 204 CV

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