Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

BMcar anuncia artistas selecionados para o prémio de arte

São seis os finalistas do prémio de cinco mil euros com exposição no espaço BMcar Casa da Música, consagrado ao tema da Liberdade.

É já na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, que arranca no Espaço BMcar Casa da Música uma das primeiras grandes iniciativas culturais pós-confinamento do ano, na cidade do Porto: a exposição da obra dos seis finalistas candidatos ao Prémio de Arte BMcar, consagrado ao tema da Liberdade.

Concebida enquanto espaço inovador e multidisciplinar que integra o mundo da arte, do design e do automóvel, o Espaço BMcar Casa da Música configura-se enquanto Galeria de Arte e cumpre assim a sua missão de promover a arte e os valores emergentes do meio cultural, abrindo na próxima semana as portas aos seis projetos selecionados entre cerca de uma centena de candidaturas ao Prémio BMcar.

A escolha foi anunciada pelo Júri, constituído por Francisco Laranjo (artista e professor catedrático da FBAUP), Miguel Von Hafe Pérez (crítico de arte e curador), Carlos Pires (advogado).

Os seis artistas que chegaram à fase final – Catarina Machado, Bastien e Gabriel Roque (Le Funky), Marta Alvim, Pedro Magalhães, Rúben Rodrigues e Rui Monteiro e Vítor Cruz (Efeito Velcro) – irão expor os seus projetos na BMcar Casa da Música, entre outubro e novembro. A atribuição do Prémio ao vencedor, no valor de cinco mil euros, será anunciada em novembro.

A exposição inaugura com o projeto de Marta Alvim, que ficará patente na Galeria até ao próximo dia 25. Nas semanas seguintes o espaço irá reconfigurar-se, ganhando novas dinâmicas à medida do idealizado por cada um dos participantes seleccionados (cf. calendário infra).

As obras a concurso combinam livremente texto, som, grafismo, iluminação, animação e vídeo e serão expostas nos ecrãs digitais do espaço BMcar Casa da Música e, opcionalmente e na forma proposta por cada artista, num MINI em fibra, no interior do concessionário.

“O Prémio de Arte BMcar dirige-se a criadores e artistas de várias expressões e reveste-se de particular importância num momento em que o sector cultural atravessa uma fase profundamente crítica. A BMcar aliou a sua íntima ligação à arte ao desejo de fazer algo de concreto pela comunidade artística, criando novas oportunidades numa época em que todas são poucas”, afirma Pedro Rodrigues, CEO da BMcar.

O conceito do Prémio visa fazer do Porto uma comunidade mais vibrante e criativa, criando novos espaços dedicados aos movimentos de arte, essenciais para a dinamização de uma cidade que se quer cada vez mais cosmopolita.

Desde sempre ligada ao mundo da arte, a BMcar, concessionário das marcas BMW e MINI, e único ponto de assistência Rolls Royce em Portugal, inaugurou no início de 2020 este espaço disruptivo, único e diferenciador

. O espaço BMcar na Casa da Música é um concessionário automóvel e simultaneamente uma galeria onde convivem várias formas de arte.

A Galeria pode ser visitada de segunda a sábado das 10 às 20h.

Calendário da exposição:

19 a 25 outubro – Marta Alvim

26 outubro a 1 novembro – Pedro Magalhães

2 a 8 novembro – Rui Monteiro e Vítor Cruz (Efeito Velcro)

9 a 15 novembro – Bastien e Gabriel Roque (Le Funky)

16 a 22 novembro – Catarina Machado

23 a 29 novembro – Rúben Rodrigues

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...