Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mégane eVision: O futuro elétrico da Renault

A Renault revelou esta quinta-feira o Mégane eVision, um novo hatchback de segmento C 100% elétrico com base na plataforma modular CMF-EV que será o próximo marco no percurso da eletrificação desenhado pela marca francesa.

O Mégane eVision, feito com base na nova plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi (já utilizada no SUV Nissan Ariya) e que é específica para modelos zero emissões, dará origem a um crossover de produção no final de 2021.

Visualmente, o Mégane eVision é uma evolução de outro protótipo revelado no início do ano, o Morphoz, sendo composto por elementos visuais que remetem tanto para o universo dos SUV, como dos coupé ou dos citadinos.

Esteticamente, o novo concept de formato 95% próximo da produção pretende ser uma reinvenção do hatchback clássico.

Com 4210 mm de comprimento, 1800 mm de largura, 1505 mm de altura e 2700 mm de distância entre eixos, este estudo é mais pequeno que o atual Mégane de cinco portas sendo mais próximo da silhueta do Ariya.

Destaca-se pelo capot ondulado, os vãos curtos, a linha de tejadilho de estilo flutuante e as grelhas com filamentos verticais à frente e atrás.

No mesmo sentido, assinatura luminosa LED Matrix é formada por pequenas barras luminosas que contornam o logótipo da Renault.

Já as jantes aerodinâmicas de 20 polegadas são similares às do Morphoz. Destaque ainda para os puxadores das portas embutidos, câmaras em vez de espelhos retrovisores laterais, spoiler traseiro no tejadilho e para o difusor iluminado. O teto surge pintado em dourado.

O conjunto propulsor do Mégane eVision é composto por único motor elétrico de 160 kW/218 CV e 300 Nm, responsável pelo movimento das rodas da frente. Este é alimentado por baterias de 60 kWh de capacidade arrefecidas a ar e com apenas 11 cm de altura, embutidas na estrutura do carro (no piso), que prometem autonomia para cerca de 450 quilómetros (WLTP) e carregamentos rápidos a 130 kW.

No modelo de produção deverão estar disponíveis vários tamanhos de bateria (com autonomia a oscilar entre 300 e 500 km) e um segundo motor no eixo traseiro, possibilitando assim tração integral.

Já em termos de performance, o  eVision de 1650 kg é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 8 segundos.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...