Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Primeiro autocarro público sem motorista de Espanha já circula em Madrid

Começou a circular esta terça-feira, em Madrid, o primeiro autocarro público de Espanha sem motorista.

O autocarro autónomo EZ10, que poderá de futuro ser utilizado em complexos hospitalares ou centros históricos no âmbito do turismo, opera desde terça-feira no campus da Universidade Autónoma de Madrid.

O autocarro 100% elétrico circula a 20 km/h sem motorista – mas com um auxiliar de condução – e a expetativa dos responsáveis é que daqui a poucos meses o autocarro consiga percorrer os 3,7 quilómetros do itinerário circular que une a estação Cercanías de Cantoblanco a diferentes instalações do campus.

“Tem causado alguma estranheza ver um veículo a circular tão lentamente, mas a circulação não é lenta – é a adequada para que a circulação entre o autocarro, os peões e os ciclistas seja compatível”, afirmou à Agência Efe o vice-reitor do Campus e Sustentabilidade da Universidade Autónoma de Madrid, Santiago Atrio.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o EZ10 funcionou à experiência no campus universitário, “com as incertezas inerentes” a qualquer tipo de teste similar, tendo sido dada grande importância às questões de prioridade do autocarro, “que também fazem parte desta investigação para que possa mais tarde ser implementada noutros locais”, afirmou Atrio.

Embora o objetivo final do projeto seja a investigação desta nova forma de mobilidade, os 12 lugares no autocarro sem motorista, reduzidos a sete devido à capacidade limitada, já estão disponíveis das 7h45 às 16h00.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...