Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Fiat revela novo 500 3+1 “la Prima”

Depois de ter revelado em março o novo 500 “la Prima” cabrio, bem como a carroçaria berlina em junho, a Fiat revela agora a gama completa da mais recente interpretação do seu ícone, da qual faz parte esta terceira e inédita carroçaria designada por 3+1.

A Fiat procurou projetar um modelo com várias carroçarias, juntando às versões cabrio e berlina esta variante 500 3+1, que se assume como um versátil 100% elétrico, “sempre 500”, mas com uma porta extra, com dimensões inalteradas e sem um único centímetro acrescentado.

A inspiração veio do primeiro 500 de 1957 com portas articuladas atrás – a terceira pequena porta tem abertura ao contrário e a inexistência de um pilar central na própria porta significa que se consegue entrar mais confortavelmente, carregar e descarregar coisas com mais facilidade e acomodar as crianças no banco de trás ou elevar a cadeira de forma mais simples e direta.

A Fiat salienta ainda que face a uma berlina apenas se regista um ligeiro aumento de peso de apenas 30 kg, sem impacto na dinâmica da viatura nem no consumo de energia. Em termos de segurança, a terceira porta só se abre se a porta da frente já estiver aberta para garantir que os passageiros do banco de trás não consigam abri-la acidentalmente.

Edição de lançamento

Tal como o cabrio e a berlina, também o novo 500 3+1 está a ser lançado na “la Prima” Opening Edition, caracterizada pelo estilo, exclusividade, tecnologia e conectividade.

Na altura do lançamento estão disponíveis três cores, entre o Rosa Gold, Azul Glacier e Preto Onyx, distinguindo-se ainda por uma série de exclusivos pormenores, como os faróis dianteiros Full LED com ‘design Infinity”, jantes bicolores de 17” com corte adiamantado e guarnições cromadas nos vidros e nos painéis laterais.

No interior, há bancos, tablier e volante em ecopele, monograma Fiat nos bancos, volante bicolor e exclusiva personalização “la Prima” na consola.

Em termos de tecnologia, o “la Prima” é equipado com uma panóplia de sistemas de segurança, como o Cruise Control Adaptativo Inteligente (CCAi) e Manutenção no Centro da Faixa de Rodagem, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Travagem de Emergência Autónoma com reconhecimento de peões e de ciclistas, Assistência Inteligente de Velocidade (ISA) e Alerta de Transposição de Faixa.

Além desses, há ainda câmara de visão traseira com grelha dinâmica, sensores de estacionamento a 360° e de ângulo morto e sensores automáticos de luz e chuva. Esta versão especial dispõe ainda de carregamento rápido de 85 kW e cabo Modo 3 de 11 kW, de série, para carregar em casa ou em postos públicos.

Destaque também para o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5 com instrumentação baseada em ecrã TFT de 7”, ecrã tátil de 10,25″ ao centro com navegação, Rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, Uconnect Box (caixa telemática para ativar os serviços conectados) e carregador de smartphone sem fios.

A gama será composta por três níveis de personalização (básico, médio e topo de gama), denominados @ACTION, @PASSION e @ICON respetivamente, cada um com uma missão de produto específica, apresentando o melhor na tecnologia, conectividade e segurança.

Motorização

O novo 500 de nível básico é o citadino elétrico ideal, destinado àqueles que vivem a vida na cidade, centros urbanos e zonas de tráfego limitado (ZTL) ao máximo, àqueles que conduzem uma média de 50 quilómetros por dia e preferem a mobilidade dinâmica e económica.

O 500 @ACTION vem equipado com um motor elétrico de 70 kW capaz de uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade limitada a 135 km/h. Recorre a uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 23.8 kWh, resultando numa autonomia de mais de 180 km no ciclo WLTP, ou mais de 240 km a conduzir apenas em cidade.

Pode ser carregado a 50 kW, ganhando cerca de 50 quilómetros em menos de dez minutos. O sistema de carregamento rápido oferece também a opção de carregar a viatura durante a noite na sua garagem em casa, usando o cabo Modo 2 (3 kW) incluído, ou durante o dia, enquanto está a trabalhar.

A tomada ‘Combo 2’ localizada no painel traseiro do lado direito da viatura proporciona um carregamento rápido, tanto em CA como em CC. Para carregar tanto em casa como em postos públicos, os clientes podem também adquirir um cabo Modo 3 trifásico de 11 kW ou uma Wallbox Mopar.

A versão de nível médio do novo 500 é a @PASSION, com uma autonomia de 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km quando conduzido apenas na cidade. O motor de 118 CV/ 87 kW permite velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,0 segundos e zero aos 50 km/h em 3,1 segundos.

É possível carregamento rápido de 85 kW, para que possa carregar uma bateria descarregada até 80% de autonomia em 35 minutos, ou até 50 quilómetros – a distância média diária percorrida – em cerca de cinco minutos. O Cruise Control é igualmente acrescentado ao ADAS que vem como equipamento de série no @PASSION.

No topo da gama está o 500 @ICON com autonomia até 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km no ciclo exclusivamente urbano. O carregamento rápido é garantido pelo sistema de carregamento rápido CC, que funciona até 85 kW.

Tira partido de novo sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 10.25” ‘cinerama’, com GPS e o sistema Uconnect 5. O UConnect 5 apresenta ainda o sistema de interface de Linguagem Natural com reconhecimento avançado de voz, para que possa falar com o carro usando a palavra “Hey Fiat”, para controlar as suas definições de autonomia e carregamento, programar o ar condicionado e escolher as faixas de áudio.

Normal, Range e Sherpa

O novo 500 oferece três modos de condução que podem ser selecionados para se adaptarem ao seu estilo de condução. No modo “Normal”, o carro é conduzido como qualquer outro veículo automático com um motor de combustão interna, com potência de 87 kW, equivalente a 118 CV e 220 Nm de binário.

No modo “Range”, adota a possibilidade de controlar o veículo com um único pedal. Ao retirar o pé do pedal, o carro recupera energia ao máximo, desacelerando-o até parar por completo.

Quando o alcance restante é baixo pode passar para o modo “Sherpa” de forma a otimizar os recursos disponíveis, para garantir que chega ao seu destino. O modo de condução “Sherpa” abrange determinados componentes, de forma a reduzir o consumo de combustível até ao mínimo para garantir que o condutor consegue chegar ao destino introduzido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...