Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Startup do Porto lança supercarregadores mais potentes do que os da Tesla

A i-charging é uma startup portuguesa criada em 2019 e que lançou agora num evento internacional online, o primeiro carregador rápido a chegar ao mercado com potência entre 50 kW e 600 kW (de 100 a 1000 V), indica o Dinheiro Vivo.

Valores que superam os atuais sistemas de carga rápida existentes em Portugal que atingem os 50kW e podem chegar até aos 250 kW por carro com os Superchargers da Tesla.

A gama apresentada pela i-charging é a blueberry e tem três configurações possíveis: blueberry, blueberry PLUS e blueberry CLUSTER.

“Esta solução permite carregar todos os veículos atualmente em circulação, bem como os que serão lançados pelas marcas no futuro com baterias até 1000 V”, indica a empresa, citada pelo Dinheiro Vivo, que está já a pensar nos veículos pesados elétricos como autocarros e camiões, que vão surgir no futuro.

“Esta nova gama de carregadores rápidos é disruptiva em relação à oferta atual do mercado, e cobre todos os segmentos de veículos, ligeiros e pesados. É, para nós, um motivo de grande orgulho, como fabricantes portugueses, e apenas com um ano de existência, poder apresentar já esta solução diferenciadora num mercado em constante evolução”, afirmou Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging.

A gama blueberry assenta na tecnologia dynamicblue, da própria empresa portuguesa e que está patenteada, e vem responder a necessidades existentes no mercado, “permitindo carregamentos sequenciais e em simultâneo, bem como um número ilimitado de saídas através da alocação dinâmica de energia a cada saída”, avança a empresa que tem uma fábrica no Porto e 30 funcionários.

O produto inovador inclui também um novo sistema de gestão de cabos, também patenteado, que expande e retrai com facilidade um cabo de 4,7 metros de comprimento.

Os carregadores blueberry vêm ainda equipados com um ecrã de 32 polegadas e tátil que permite ver informações do carregamento, mas também ter vídeos promocionais ou qualquer outro conteúdo multimédia (suportado por uma app chamada blueberry).

A empresa quer avançar ainda este ano com os primeiros modelos da nova gama da i-charging já que terão a certificação para o mercado europeu e, no próximo ano, chegará a certificação para o mercado americano.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...