Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Porsche Cayenne E-Hybrid agora com maior autonomia

A Porsche aumentou a autonomia elétrica de todos os seus modelos Cayenne híbridos plug-in.

A capacidade bruta da bateria de alta voltagem é agora de 17,9 kWh, o que, face à anterior capacidade de 14,1 kWh, permite incrementar a autonomia elétrica até 30%. De acordo com o resultado alcançado no ciclo WLTP EAER City, o Cayenne E-Hybrid pode agora percorrer até 48 quilómetros com zero emissões locais, enquanto o Turbo S E-Hybrid pode chegar até aos 42 quilómetros.

O conjunto motriz puramente elétrico de todos os modelos Cayenne híbridos plug-in, incluindo a ainda mais desportiva versão coupé, inclui um motor elétrico integrado na caixa automática Tiptronic S de 8 velocidades. Este conjunto desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e 400 Nm, permitindo alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h.

Qualquer requisito de mais potência por parte do condutor ou por seleção dos modos Sport ou Sport Plus ativa o motor de combustão interna em qualquer das versões. No Cayenne E-Hybrid, trata-se de um V6 turbo com três litros de capacidade com uma potência máxima de 250 kW (340 CV), que contribui para uma potência combinada de 340 kW (462 CV).

O Cayenne Turbo S E-Hybrid recorre a um motor V8 biturbo com quatro litros de capacidade e 404 kW (550 CV) de potência, o que significa que a potência combinada é de 500 kW (680 CV).

Modos de condução

Os modos de condução do Pacote Sport Chrono, oferecido de série, foram aperfeiçoados para otimizarem a eficiência e a performance.

O modo E-Charge, no qual o motor de combustão carrega a bateria durante a condução, apresenta agora uma redefinida estratégia de carga: o objetivo para a carga da bateria foi reduzido de 100 para 80%.

Tal como numa bateria de um smartphone, a bateria carrega de forma bastante mais lenta e ineficiente quando a carga da bateria atinge ou ultrapassa os 80%, aproximadamente. Esta estratégia permite também assegurar que a recuperação total de potência é sempre possível em todos os momentos.

O modo E-Charge está agora ainda mais eficiente do que anteriormente. Nos modos orientados para a performance, Sport e Sport Plus, está sempre carregada até um nível mínimo para possibilitar opções de performance para um estilo de condução mais desportivo, sendo agora carregada ainda mais efetivamente a uma constante elevada potência – a uma média de 12 kW no Cayenne Turbo S E-Hybrid no modo Sport Plus, por exemplo.

Carregamento inteligente

A maioria dos condutores carrega os seus automóveis em casa, por isso uma tomada doméstica ou industrial é suficiente para carregar todos os modelos Porsche híbridos plug-in.

Dependendo do modelo do veículo, pode ser alcançada uma potência de carregamento até 7.2 kW com o Porsche Mobile Charger Connect. Utilizando um cabo de carregamento Modo 3, é também possível carregar em estações públicas.

O Mobile Charger Connect oferece diversas funções inteligentes de carregamento: o temporizador assegura que o veículo está pronto a um determinado momento para o condutor poder arrancar. Adicionalmente a um objetivo de carregamento pré-definido, podem ser definidas opções para o ar condicionado.

Os perfis de carregamento otimizam o processo de carregamento – por exemplo, os condutores podem especificar a hora de carregamento num local específico de forma a agendar o carregamento para ser feito durante a noite quando as tarifas são mais reduzidas.

O alcance desta funcionalidade é alargado em combinação com o opcional Home Energy Manager: este sistema observa o consumo total de energia na habitação do condutor para determinar a potência máxima de carregamento que pode ser gerada sem sobrecarregar a ligação doméstica.

Se a habitação possuir um sistema de energia solar, o Home Energy Manager pode utilizá-lo como fonte principal para o carregamento do veículo. Todas as funções podem ser controladas através da app Porsche Connect.

Os modelos Cayenne E-Hybrid para o novo model year já estão disponíveis para encomenda. Em Portugal, o preço do Cayenne E-Hybrid começa nos 100.382 euros. A versão Coupé, que apresenta um equipamento de série mais alargado, está disponível a partir de 105.303 euros. O preço do Cayenne Turbo S E-Hybrid começa nos 186.326 euros e o do Coupé nos 190.631 euros (incluindo impostos).

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...