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Honda Jazz e Crosstar e:HEV com nota máxima no Euro NCAP

Os novos Honda Jazz e Crosstar e:HEV receberam a classificação máxima de cinco estrelas na última ronda de testes de segurança Euro NCAP, que incluem uma série de novas e rigorosas avaliações.

O Honda Jazz e o Honda Crosstar apresentam uma estrutura de carroçaria avançada totalmente nova e inclui de série um conjunto abrangente de tecnologias ativas de segurança e de auxílio ao condutor. Esta combinação de funcionalidades de segurança ativa e passiva, cuidadosamente integradas, reforça a reputação do modelo como um dos veículos de passageiros mais seguros da Europa.

Disponível exclusivamente com motorização híbrida, o Honda Jazz e o Novo Honda Crosstar são os primeiros modelos Honda na Europa a apresentar um airbag dianteiro central. O airbag é instalado na parte de trás do banco do condutor e expande-se até ao espaço entre o condutor e o passageiro, atenuando a possibilidade de colisão direta das cabeças do condutor e passageiro, na ocorrência de uma possível colisão lateral.

Para garantir que o airbag está corretamente colocado com precisão, de forma a oferecer a máxima proteção durante o acionamento, o airbag utiliza três amarras que guiam o airbag em redor do condutor de forma a protegê-lo durante uma curva.

O novo airbag dianteiro central funciona em conjunto com outras duas funcionalidades em caso de colisão lateral. Os pré-tensores do cinto de segurança presentes, tanto para o condutor como para o passageiro, trabalham para reduzir o movimento lateral do ocupante e são apoiados pelo apoio de braço central, que aumentou em altura. O impacto desta nova abordagem pode reduzir significativamente as lesões na cabeça tanto do passageiro mais próximo como do mais distante.

Este novo airbag é um dos 10 do novo Honda Jazz e do novo Honda Crosstar e:HEV, que também dispõem do Sistema de Airbag Lateral Traseiro. Esta estrutura dupla única de airbag, instalada no assento traseiro, é ativada com o objetivo de proteger os passageiros traseiros de impactos contra a porta e o pilar C em caso de colisão lateral. O airbag foi desenvolvido de forma compacta, com o intuito de não prejudicar a função exclusiva dos bancos mágicos.

As funcionalidades de segurança passiva são complementadas pelas tecnologias de segurança ativa e assistência ao condutor, Honda SENSING, que inclui uma câmara com maior definição e um ângulo mais amplo. Substituindo, desta forma, a câmara multifuncional e os sensores da geração anterior do Honda Jazz, reconhecendo uma maior variedade de caraterísticas na estrada e de trânsito.

O pacote de segurança Honda SENSING, que vem de série em todos os modelos Honda, inclui também o Controlo inteligente da velocidade de cruzeiro adaptável, o Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem e o Sistema atenuante de saída de estrada, entre outras funcionalidades.

Ao projetar e desenvolver o mais recente Honda Jazz e o Honda Crosstar, os engenheiros Honda também implementaram a estrutura tecnológica da marca, Advanced Compatibility Engineering (ACE), que constitui a base para um excelente desempenho de segurança passiva. A tecnologia ACE não protege somente o veículo e os seus passageiros ao dispersar a energia proveniente da colisão por toda a estrutura, mas também reduz a energia da colisão contra o outro veículo.

Os protocolos de testes mais rigorosos do Euro NCAP avaliam o impacto das forças de choque em caso de colisão. Um elemento significativo da avaliação NCAP considerou que os dois modelos da Honda possuem a capacidade de proteger os seus passageiros e reduzir o impacto no outro veículo envolvido, em caso de colisão. A avaliação requer que as forças de choque sejam direcionadas para as partes da estrutura do automóvel onde a energia possa ser absorvida de forma eficiente e segura, deixando o compartimento do passageiro o mais intacto possível, sem expor os passageiros a elevados e perigosos níveis de desaceleração. Ambas estas funções devem atuar simultaneamente quando ocorre uma colisão.

Os testes estendem-se, também, no âmbito da avaliação de colisões laterais e exploram a segurança pós-acidente. As normas aplicadas aos sistemas de travagem de emergência foram também revistas e são agora realizados testes aos sistemas de alerta do condutor.

Recorde-se que a geração mais recente do Honda Jazz e o Honda Crosstar foram lançados em toda a Europa nos últimos meses, com uma motorização híbrida sofisticada e responsiva, para reforçar o compromisso da marca em eletrificar 100% da sua gama europeia até 2022.

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