Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

CEO da Bugatti torna-se também CEO da Lamborghini

Stephan Winkelmann será o novo presidente e CEO da Automobili Lamborghini a partir de 1 de dezembro de 2020.

Sucede a Stefano Domenicali, que assumirá as funções de CEO da Fórmula 1 a partir 2021. Stephan Winkelmann continuará a ser, também, presidente da Bugatti S.A.S.

Stephan Winkelmann (56 anos) foi presidente e CEO da Automobili Lamborghini entre 2005 e 2016, período durante o qual transformou a Lamborghini num líder global no fabrico de automóveis superdesportivos. Antes de se juntar à Lamborghini, Stephan Winkelmann ocupou várias posições de topo no Grupo Fiat.

Os primeiros modelos da Lamborghini apresentados durante a presidência de Stephan Winkelmann foram derivativos do Gallardo e, posteriormente, incluíram a introdução do Huracán V10 e do Aventador V12, assim como edições limitadas e exemplares únicos, estabelecendo inúmeros recordes de vendas. Em 2015 foi anunciada a terceira gama de modelos, o Super SUV Urus, a construir em Sant’Agata Bolognese e que marcou o início de uma nova era para a empresa.

Em março de 2016, Stephan Winkelmann tornou-se CEO da Quattro GmbH (hoje Audi Sport GmbH), antes de entrar para a Bugatti Automobiles S.A.S., enquanto presidente, no início de 2018.

“Stephan Winkelmann contribuiu de forma significativa para a história da Lamborghini”, afirma Markus Duesmann, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “Representa a marca Lamborghini como poucos e é a pessoa certa para liderar esta marca única rumo a um futuro repleto de êxitos”.

“Em nome de todo o Conselho de Administração da AUDI AG, gostaria de agradecer a Stefano Domenicali o seu excelente trabalho e o compromisso para com Lamborghini. Ao longo dos últimos cinco anos, conduziu e deu forma à transformação a marca, incluindo a introdução do Lamborghini Urus. Desejamos-lhe os maiores sucessos na sua nova função enquanto CEO da Fórmula 1”.

Stephan Winkelmann comentou: “É para mim uma grande honra e um prazer liderar estas duas empresas únicas, co, automóveis extraordinários. Estou ansioso por enfrentar este novo desafio. A Bugatti é sinónimo dos melhores, mais potentes, elegantes e luxuososo hiperdesportivos do mundo. A Lamborghini é a emblemática expressão dos superdesportivos mais exclusivos, com um design e uma inovação excecionais. A nossa criatividade, em ambas as empresas, ainda não chegou, de todo, ao seu máximo, e o mundo tem ainda garantidas algumas surpresas”.

Stefano Domenicali (55 anos), desde que se juntou à Lamborghini, em 2016, deu continuidade ao processo de transformação da marca, com a introdução do Super SUV Urus, em 2018, e um crescimento significativo da mesma no palco mundial. Nos quatro últimos anos, sob a sua direção, duplicou a produção na fábrica de Sant’Agata Bolognese; contratou mais de 700 funcionários; e alcançou um nível de notoriedade sem precedentes na sua história. O crescimento das vendas a nível mundial foi, até, ainda mais notável, com 8205 unidades entregues a clientes, o dobro por comparação com o período anterior à introdução do Urus. Foram alcançados recordes de vendas nos três principais mercados: Américas, EMEA e Ásia-Pacífico, com uma una faturação de 1,81 mil milhões de euros em 2019.

Stefano Domenicali

Stefano Domenicali comenta: “Assumirei um novo desafio profissional, ciente de que fui parte de uma extraordinária organização e tive excelentes colegas: estou muito ligado às mulheres e homens que fazem parte da Lamborghini. Juntos cumprimos objetivos incríveis e batemos recorde atrás de recorde. Saio num momento alto para a empresa, sabendo que a sólida estratégia de longo prazo que foi implementada garante um futuro brilhante para a marca. Agradeço à Audi e ao Grupo Volkswagen o seu apoio permanente ao longo destes anos de colaboração. A Automobili Lamborghini foi uma experiência excecional para mim, tanto a nível pessoal como profissional. Foi um verdadeiro privilégio. Desejo os maiores êxitos a Stephan Winkelmann como líder desta fantástica marca”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...