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Novo SEAT Leon e-HYBRID chega ao mercado

O SEAT Leon e-HYBRID é o primeiro híbrido plug-in da marca, desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona (Martorell).

O novo modelo não só evolui em estética, com melhores capacidades dinâmicas, de eficiência e de segurança, como acrescenta um enorme potencial de eficácia, graças ao sofisticado grupo motopropulsor híbrido plug-in, num momento de grande propensão do mercado para a propulsão elétrica.

O novo SEAT Leon traz uma forte evolução em design, com uma linguagem interior e exterior que fortalecem o caráter do veículo, sublinhado ainda mais com a revisão de dimensões e de proporções, com uma frente mais marcante e uma aplicação mais sofisticada da tecnologia de iluminação, tanto por dentro como por fora. Mas é por baixo do capot que o e-HYBRID mais se destaca.

O SEAT Leon e-HYBRID reúne a tecnologia do motor de combustão, do motor elétrico e das baterias de forma a maximizar a conveniência de utilização sem comprometer a dinâmica. O bloco 1.4 TSI, o motor elétrico e a bateria de iões de lítio com 13kWh asseguram uma entrega conjunta de energia, garantindo a dinâmica que todos os veículos SEAT exigem com reduzidas emissões de gases de escape, especialmente no modo elétrico.

E num mundo atual dominado pela digitalização, o sistema e-HYBRID faz do SEAT Leon uma proposta ainda mais conectada, proporcionando aos consumidores uma excelente possibilidade de levarem a sua vida digital para o veículo, ou quando estão fora dele.

O sistema Full Link do SEAT Leon e-HYBRID, fornecido de série, suporta a plataforma Android Auto e CarPlay da Apple sem ligação por cabo, enquanto o infotainment online dará acesso a apps in-car que em breve permitirão expandir e melhorar a experiência de condução dos clientes.

A propulsão eletrificada também resulta num maior controlo a partir do exterior do veículo, uma vez que a partir da app SEAT Connect, os utilizadores conseguem aceder aos dados do automóvel a partir de qualquer localização, gerindo o processo de carga ou controlando o sistema de climatização à distância.

Os elementos básicos que garantem um dos mais seguros veículos à venda estão no núcleo do SEAT Leon. Integra alguns dos mais avançados sistemas de ajuda à condução disponíveis, incluindo o cruise control adaptativo e preditivo e assistentes de emergência e de viagem, fazendo deste o automóvel mais seguro construído pela marca.

O desenvolvimento do SEAT Leon foi conseguido, em grande parte, com recurso à arquitetura MQB Evo do Grupo Volkswagen, que garantiu a base de necessidades diversas dos clientes SEAT e permitiu assimilar o desafio de integração de grupos motopropulsores eletrificados em automóveis plenamente reconhecidos no mercado.

Combustão e eletricidade em sintonia

O mundo em mudança e uma visão mais holística do transporte pessoal torna-se importante à medida que se procura a redução do impacto ambiental. A eletrificação é a resposta para o que futuro exige e o SEAT Leon e-HYBRID foi desenvolvido com esse objetivo em mente, tanto na versão de 5 portas como no Sportstourer.

Os alicerces do SEAT Leon e-HYBRID estão na arquitetura da plataforma MQB Evo que suporta e alinha o sentido do desenvolvimento do veículo para que corresponda ao máximo às exigências da vida moderna.

A SEAT explorou as vantagens da mais sofisticada tecnologia de plataformas disponível, integrando a solução híbrida plug-in para que o SEAT Leon consiga garantir elevados níveis de performance e de envolvência, num equilíbrio perfeito com o objetivo de redução das emissões de escape e do impacto ambiental. Juntando um motor a gasolina, solução bem conhecida, desenvolvida e otimizada ao longo de décadas, com a simplicidade dos componentes elétricos, obtém-se uma sofisticada experiência de condução nunca sentida no SEAT Leon.

O sofisticado híbrido plug-in junta o motor a gasolina 1.4 TSI de 150CV (110kW) TSI com um motor elétrico, de 115CV (85kW), alimentado por uma bateria de 13kWh, para uma potência total de 204CV (150kW) e 350Nm de binário.

O 1.4 TSI recorre a um turbocompressor e à tecnologia de injeção direta para maximizar a performance e a eficiência, enquanto as quotas internas, de 74.5 de diâmetro e 80.0 de curso, e a taxa de compressão de 10.0 contribuem para um trabalhar suave. O motor de combustão foi especialmente afinado para trabalhar num modo híbrido plug-in.

Acoplado ao motor elétrico sem escovas, o sistema consegue mudar instantaneamente de modo de funcionamento consoantes os diferentes modos de condução; com o SEAT Leon impulsionado apenas pelo motor de combustão, pelo motor de combustão e motor elétrico em conjunto, ou somente pela eletricidade.

A entrega de potência é suave em qualquer modo de funcionamento. E, como decorre de um dos maiores benefícios da propulsão elétrica, a entrega de potência em modo exclusivamente elétrico é instantânea, proporcionando uma dinâmica nunca até aqui sentida num SEAT Leon.

A versão híbrida plug-in assegura um alcance de até 64km em ciclo WLTP (72km em NEDC) recorrendo à energia acumulada na bateria do veículo; ideal para aumentar a eficiência ou para atravessar as cidades com restrições de circulação relacionadas com qualidade do ar; mas também pode ser usado até velocidades de 140km/h, tornando-o incrivelmente versátil. Nas viagens para locais mais distantes, o SEAT Leon e-HYBRID oferece a possibilidade de utilizar os dois motores, elétrico e a gasolina, para percorrer cerca de 800km sem reabastecimento.

O condutor detém um enorme controlo do sistema, podendo escolher manter o estado de carga da bateria, reservando-a para situações onde seja exigida a condução com zero emissões. E quando a bateria estiver a acabar, o sistema regressa ao modo híbrido. E, logo que esteja junto a uma fonte de energia, poderá ligar a bateria à fonte de eletricidade, recarregando-a em apenas 3 horas e 40 minutos através de um carregador de 3.6kW (Wallbox), ou em menos de 6 horas usando o carregador de 2.3kW.

De volta ao automóvel, o híbrido plug-in utiliza a transmissão automática DSG para potenciar a eficiência. O sistema de seis velocidades do SEAT Leon beneficia agora da tecnologia shift-by-wire, concebida para que o seletor da caixa de velocidades não esteja ligado mecanicamente à mesma, recorrendo apenas a impulsos eletrónicos.

O sistema shift-by-wire permite a troca de relação de velocidades sem qualquer ligação mecânica, o que se torna importante para os novos sistemas de ajuda ao estacionamento, com o bloqueio de estacionamento mecânico a ser substituído por um bloqueio controlado eletronicamente. No fundo, o novo sistema shift-by-wire não acrescenta apenas uma maior eficácia, mas também sensações de condução mais sofisticadas.

E, graças ao grupo motopropulsor elétrico-combustão, as emissões de carbono ficam entre 25-30 g/km, necessitando entre 1.1 e 1.3 litros de combustível por cada 100 km, de acordo com o ciclo oficial WLTP.

Ainda que o sistema do e-HYBRID necessite de mais espaço do que um motor convencional, foi integrado de forma a maximizar a dinâmica (sem reforço do chassis), com o peso equilibrado entre a secção dianteira e traseira. Por baixo do capot está o bloco a gasolina, o motor elétrico e o PCU, enquanto atrás foi colocada a bateria de iões de lítio e depósito de combustível. O SEAT Leon e-HYBRID pesa 1,614kg com 5 portas e 1,658kg no Sportstourer.

Graças à afinação do chassis do veículo com configuração MacPherson à frente e multibraços atrás, bem como com direção direta, o SEAT Leon e-HYBRID é capaz de oferecer uma condução mais envolvente quando se deixam as estradas principais e se enfrentam os troços mais entusiasmantes de alcatrão.

Esta dinâmica é ajudada pelos modos dinâmicos de condução: Eco, Normal, Sport ou a possibilidade de os condutores selecionarem (através do botão rotativo do DCC) os ajustes, adaptando o SEAT Leon às exigências específicas de cada condutor, oferecendo um vasto número de possibilidades (modo Individual).

Graças ao Controlo Dinâmico de Chassis DCC do SEAT Leon, o amortecimento e o comportamento do veículo pode mudar consoante as condições e as exigências dos condutores, tornado o veículo mais confortável.

A tecnologia de controlo adaptativo de chassis lê em permanência as condições da estrada e analisa os movimentos da direção e a informação de travagem e de aceleração para adaptar a suspensão, otimizando o amortecimento de cada roda em prol do conforto e da dinâmica como nenhum outro. A personalização permite que, independentemente das condições da estrada e do condutor, o SEAT Leon e-HYBRID consiga assegurar o comportamento ideal a cada momento.

O SEAT Leon e-HYBRID arranca sempre em modo puramente elétrico (desde que a bateria possua carga suficiente). O sistema muda para o modo Híbrido se a energia da bateria descer abaixo de um determinado nível ou se a velocidade ultrapassar os 140 km/h.

No modo Híbrido, o condutor tem a possibilidade de, mantendo o modo de carga da bateria, aumentar essa carga ou diminuí-la para um determinado padrão. Isto permite conduzir para destinos em áreas urbanas usando a potência elétrica e com circulação na cidade em modo de emissões zero.

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