Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Chegou a Portugal o novo SUPERB iV híbrido plug-in com 850 km de autonomia

O novo SUPERB iV é o primeiro modelo de produção em série da Skoda equipado com propulsão híbrida plug-in que combina motor a gasolina com motor elétrico, debitando uma potência combinada de 218 CV (160 kW).

A autonomia 100% elétrica chega aos 55 km no ciclo WLTP e pode percorrer até 850 km quando combinado com o motor a gasolina. A bateria tem uma capacidade de 37 Ah e 13 kWh de energia, e as emissões de CO2 são inferiores a 40 g/km. O Skoda SUPERB iV cumpre a norma de emissões de gases de escape Euro 6d TEMP.

A bateria de iões de lítio de 13 kW/h (10,4 kWh úteis) pode ser carregada em casa durante a noite através de uma tomada elétrica convencional, ou em 3 horas e 30 minutos através de uma “wallbox” com uma potência de carga de 3,6 kW. A tomada para o cabo de carga encontra-se por detrás da tampa na grelha do radiador.

O Skoda SUPERB iV também é capaz de recarregar ou manter o nível de carga da bateria durante a condução, utilizando o motor a gasolina e a recuperação da energia de travagem. Isto permite que os condutores percorram uma distância maior até atingirem o “último km” da viagem, sem produzir quaisquer emissões. A bateria está posicionada sob o banco traseiro e a capacidade do depósito de combustível foi reduzida de 66 para 50 litros.

Por sua vez, o módulo de comando eletrónico gere a carga e descarga da bateria, bem como a transformação de corrente contínua da bateria em corrente alternada, para alimentar o motor elétrico.

Motorizações

O motor elétrico de 116 cv (85 kW) permite que o automóvel possa ser propulsionado de modo 100% elétrico, auxiliando também o motor 1.4 TSI, que debita 156 cv (115 kW), quando necessário – automaticamente ou quando o condutor o desejar. Com estes valores, a aceleração 0-100 km/h é de 7,7 segundos e a velocidade máxima atinge os 224 km/h.

O motor elétrico está alojado dentro do compartimento da caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG de seis relações, existindo uma terceira embraiagem para colocar o motor elétrico a contribuir para o andamento.

No modo Hybrid, o consumo obtido com a bateria totalmente carregada é de apenas 1,5 l/100 km, e o consumo de energia elétrica está entre 14 e 14,5 kWh/100 km. As emissões de CO2 situam-se entre os 33 e os 35 g/km.

Existem três modos de condução: modo SPORT, modo E e modo HYBRID. No modo SPORT, os condutores têm acesso à potência máxima de 218 cv (160 kW) e ao binário de 400 Nm; em conjugação com a caixa DSG de 6 velocidades, de série, desbloqueia o potencial máximo do automóvel para a condução dinâmica.

No modo E, o ŠKODA SUPERB iV é alimentado exclusivamente pela bateria. No modo HYBRID, o sistema eletrónico regula a interação entre o motor a gasolina e o motor elétrico.

O modo elétrico E é selecionado automaticamente sempre que se liga o SUPERB iV. Os 116 cv do motor elétrico conseguem uma aceleração de 0-50 km/h de 5,0 segundos. Neste modo, o sistema emite um som (“E-Noise”) para o exterior, para avisar os peões.

Exterior e interior

Exteriormente, o plug-in híbrido SUPERB iV pode ser identificado por uma sigla iV na parte traseira, e a tomada para carregar a bateria está dissimulada atrás da grelha do radiador. A secção dianteira é moldada por um para-choques com estrutura em favo de mel e entradas de ar.

As dimensões exteriores da versão Limousine são idênticas às dos outros modelos SUPERB: 4869 mm de comprimento, 1864 mm de largura e 1469 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2841 mm. Com um comprimento de 4862 mm e uma altura de 1477 mm, o SUPERB iV BREAK é 7 mm mais curto e 8 mm mais alto.

A bateria de alta tensão de iões de lítio localiza-se no piso do chassis, à frente do eixo traseiro, pelo que o volume da bagageira do Skoda SUPERB iV é de485 litros na Limousine e de 510 litros na variante BREAK. O depósito de gasolina tem uma capacidade de 50 litros.

O novo híbrido plug-in está disponível nos mesmos níveis de equipamento das restantes motorizações. As jantes de liga leve Stratos de 17 polegadas polidas ou as novas jantes de liga leve Vega Aero de 19 polegadas, opcionais, enfatizam a aparência elegante do SUPERB iV.

O interior do Skoda SUPERB iV também apresenta várias características que o distinguem dos modelos propulsionados exclusivamente por um motor de combustão. Por exemplo, o condutor tem mais algumas páginas de informação específica sobre o sistema híbrido, acessíveis no monitor tátil central e no painel de instrumentos digital, o conhecido “virtual cockpit”.

De série, está equipado com um visor a cores multifuncional Maxi DOT e, em opção, é proposto o cockpit virtual personalizável de 10,25 polegadas. O sistema de infotainment dá acesso a subitens específicos iV, tais como o estado atual da carga da bateria do automóvel ou a sua autonomia puramente elétrica.

O SUPERB iV também pode ser configurado diretamente para o modo E e o modo SPORT através dos botões na consola central. Através da aplicação pode ser configurado um perfil temporal. Isto garante que o ar condicionado se liga mesmo antes de a viagem se ter iniciado e que a bateria está carregada. O condutor pode optar se o ar condicionado é acionado pela rede elétrica ou pela bateria do automóvel.

A última geração de Infotainment

O sistema de navegação Amundsen, de série, com o seu ecrã de 8 polegadas, eo opcional sistema Columbus, com ecrã de 9,2 polegadas, baseiam-se na última geração de infotainment. Apresentam um eSIM integrado e estão sempre online, graças ao volume de dados incluído.

As informações de trânsito em tempo real e o auxílio online permitem que as sugestões de trajetos sejam calculadas deforma mais rápida e precisa; o sistema pode notificar o condutor acerca de congestionamentos em tempo real e consegue calcular rapidamente trajetos alternativos adequados. A transição entre serviços online e offline acontece deforma impercetível.

As aplicações de infotainment que podem ser selecionadas na loja, diretamente a partir do veículo, através do visor central, também são novas. Incluem a aplicação Meteorologia, que mostra as condições meteorológicas para toda a Europa, e uma aplicação Notícias, que permite aos utilizadores configurar a subscrição de um feed de notícias.

Os clientes também podem selecionar pacotes de dados adicionais através da loja. Estes permitem que os passageiros obtenham dados através de um hotspot Wi-Fi, por exemplo, ou que possam utilizar os serviços de streaming. As atualizações automáticas “por via aérea” do software do sistema e de mapas são gratuitas durante um ano. O mesmo se aplica para aceder aos serviços móveis online ŠKODA Connect.

Estes incluem serviços como o serviço proativo, acesso remoto ao veículo ou serviços específicos do SUPERB iV, tais como “Carregamento” ou “Ar condicionado”, que permite ao condutor controlar o ar condicionado do automóvel remotamente. A utilização do ar condicionado durante o carregamento não tem qualquer efeito sobre o nível de carga da bateria.

A tecnologia SmartLink permite que as aplicações do smartphone sejam controladas através do visor do sistema de infotainment, utilizando o AndroidAuto e MirrorLink – esta função funciona sem fios para o Apple CarPlay. Como opção, o sistema de infotainment Amundsen pode ser combinado com o cockpitvirtual, que fornece um conjunto de layouts diferentes.

Para aqueles que optam pelo sistema topo de gama Columbus, o cockpit virtual vem de série, e consegue igualmente apresentar mapas de navegação como parte integrante dos layouts do cockpit, se necessário. O sistema Columbus integra também o comando por gestos e um ecrã tátil personalizável. Os ícones no ecrã principal do sistema de infotainment podem ser ordenados individualmente com o dedo.

Adicionalmente, o Skoda SUPERB iV oferece uma tomada USB do tipo C na traseira da consola central, bem como uma tomada do tipo A na Jumbo Box e duas tomadas adicionais do tipo C na traseira.

Sistemas de assistência adicionais

Existem dois sistemas de assistência exclusivamente reservados para o ŠKODASUPERB iV. O primeiro, o Trailer Assist (assistente de manobras do reboque),possibilita estacionar de marcha-atrás de forma simples e segura, sem esforço, durante a condução com reboque.

O ecrã mostra um diagrama do automóvel e do reboque com vista de cima. O condutor pode selecionar a direção e o ângulo em que pretende inverter o reboque. Para o fazer, utiliza-se o botão rotativo de regulação dos espelhos retrovisores exteriores como se fosse um joystick e, em seguida, basta estar atento ao trânsito e controlar a aceleração e a travagem: o sistema assume a direção.

O segundo, o Area View (vista periférica), utiliza quatro câmaras para fornecer ao condutor uma vista panorâmica de 360 graus do veículo no visor central, facilitando o estacionamento e as manobras em estradas estreitas.

O SUPERB iV é produzido na fábrica de Kvasiny, ascendendo o plano de eletrificação da marca a dois mil milhões de euros. Estão previstos nos próximos anos mais de dez modelos elétricos e eletrificados, incluindo o novíssimo elétrico ENYAQ, com chegada a Portugal no decorrer de 2021.

Preços em Portugal:

SUPERB
› AMBITION 1.4TSI DSG – 40.943 euros
› STYLE iV 1.4TSI DSG – 44.792 euros
› SPORTLINE iV 1.4TSI DSG – 45.772 euros
› LAURIN & KLEMENT iV 1.4TSI DSG – 48.857 euros

SUPERB BREAK
› AMBITION 1.4TSI DSG – 42.059 euros
› STYLE iV 1.4TSI DSG – 45.799 euros
› SPORTLINE iV 1.4TSI DSG – 46.839 euros
› LAURIN & KLEMENT iV 1.4TSI DSG – 49.472 euros

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...