Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Uma década de Nissan Juke (c/ vídeo)

Ao entrar em cena em 2010, o estilo único do Nissan Juke e a sua personalidade vincada estabeleceram o padrão para o que viria a ser o segmento dos crossover compactos, e granjearam-lhe mais de 1,5 milhões de clientes ao longo desta sua viagem de 10 anos.

Durante este período, o Juke continuou a evoluir para satisfazer as exigências dos clientes modernos, mas a sua energia irrequieta permaneceu sempre constante, abrindo o caminho para várias realizações divertidas e únicas, irreverentes e inconfundíveis como o Juke.

Relembramos dez delas, que são também os principais marcos da primeira década do Juke.

2009: Protótipo Qazana

O protótipo Nissan Qazana causou um forte impacto no mundo automóvel aquando da sua estreia no Salão Automóvel de Genebra de 2009.

Definido por um puro desejo de diversão ao volante, o Qazana abordou o design dos automóveis do segmento B sob um ângulo completamente novo: para revigorar, estimular e rejuvenescer o tradicional automóvel citadino.

Março de 2010: Revelação do Juke

Inspirado no protótipo Qazana, o Nissan Juke foi revelado em março de 2010 e desafiou as convenções com seu estilo da SUV desportivo, fundando o segmento B-Crossover.

Foi o primeiro automóvel compacto a ter tecnologia de vectorização de binário, aumentando a agilidade na estrada e as suas capacidades dinâmicas, ao mesmo tempo que ajudou a democratizar esta tecnologia de automóveis topo de gama. Após apenas um ano, mais de 136 mil exemplos já estavam a cruzar as estradas da Europa.

Setembro de 2012: O ano do Juke-R

Apesar de ainda ser um recém-chegado, o Juke deu uma volta emocionante em 2012 com o lançamento do Juke-R no Salão Automóvel de Paris: aí estava o primeiro super crossover do mundo.

Ao marcar a emoção com um estilo espetacular, o Juke-R superou os limites do desempenho. O seu motor V6 twin-turbo de 3.8 litros e de 485cv derivado do lendário Nissan GT-R tornou-o capaz de atingir 0-100km/h em apenas 3,7 segundos!

2012: Juke BOX

Esta edição especial do Juke foi um estrondo. Um grande estrondo. Em colaboração com a icónica Ministry Of Sound de Londres, este modelo superequipado possuía um sistema de som de 150 decibéis e 18.900W, que é mais alto do que o motor de um jato a descolar!

Tudo isto se conjugou com a arte ampliada da Martin Audio, que concebeu o sistema de som na sala principal do Ministry of Sound, para a derradeira experiência de discoteca volante.

2013: Juke Nismo

O Juke cimentou as suas credenciais desportivas um ano depois com o Juke Nismo, inspirado no estilo radical do Juke-R. As linhas de coupé desportivo e estilo SUV deste Juke foram criadas pelos engenheiros especialistas de desportos motorizados da Nismo.

Equipado com um motor a gasolina de 1,6 litros com turbocompressor e injeção direta, especialmente afinado pela Nismo, debita 200cv e chega dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos com uma velocidade máxima de 215 km/h.

Agosto de 2013: Introduzida a personalização do Juke

Naturalmente, a personalidade única do Juke reflete a dos que querem conduzi-lo. Isto levou ao lançamento do programa emblemático de personalização do Juke, através do qual os proprietários novos e existentes do Juke podiam afinar o seu automóvel para corresponder verdadeiramente aos seus gostos individuais.

Jantes de liga leve, proteções dos espelhos, aros dos faróis de nevoeiro, manípulo da bagageira, defletor do tejadilho, num total de até 11 elementos de design exterior diferentes eram personalizáveis com oito cores, abrindo um mundo imenso de possibilidades.

Maio de 2014: uma grande mudança

Quando o JUKE atingiu meio milhão de vendas a nível mundial, o seu design icónico foi aperfeiçoado com novos traços estilísticos, mantendo o tão amado ADN desportivo e inconformista.

Com uma novíssima linha de motores, o mais recente sistema de infotenimento NissanConnect, 40% mais espaço da bagageira e proporcionando um enorme esquema de personalização do Nissan Design Studio de expansão, o Juke multiplicou os seus atributos de atratividade.

Junho de 2015: Novo recorde em duas rodas para o Nissan Juke NISMO RS

Sabia que o Juke também é recordista? Em 2015, o duplo Terry Grant bateu o então recorde mundial da milha mais rápida percorrida em duas rodas num automóvel de quatro rodas, conduzindo um Juke Nismo RS.

Apesar de lhe terem sido permitidas seis tentativas para realizar a sua acrobacia com sucesso, Grant bateu o recorde na primeira tentativa, atingindo um tempo de apenas 2m10s!

Setembro de 2015: Protótipo Gripz

Ao continuar com o tema extremo, alguns meses mais tarde, a Nissan deu a conhecer o protótipo Gripz: uma declaração ousada e simbólica do design sobre o futuro do segmento crossover compacto.

Inspirado nas pistas do estilo do Juke e na estética dos automóveis desportivos, o protótipo Gripz apresentava uma silhueta agressiva e uma “geometria emocional”, dando a este modelo relativamente pequeno um carácter muito grande.

Novembro de 2015: Juke em Origami

Celebrando cinco anos de sucesso do Juke, a Nissan juntou-se a um artista britânico para criar um Juke a partir de 2.000 pedaços de papel dobrado, utilizando a arte tradicional japonesa do Origami.

Demorando mais de 200 horas a completar, o modelo em tamanho real foi uma prova da paixão e criatividade das equipas da Nissan, o que levou mais de 700.000 clientes a fazerem parte da história de sucesso do Juke até novembro de 2015.

Março de 2017: Juke Premium

Ao gerar grandes agitações de novo, esta versão especial feita à medida e em série limitada infundiu pela primeira vez o estilo com áudio topo de gama.

O Juke Premium apresentou como padrão um sistema de áudio potente e atualizado, oferecendo uma rica experiência de som em exclusivo para 1.500 clientes.

Setembro de 2019: o novo Juke é revelado

Ao aproximar-se do seu 10º ano de vida, estava na hora do atrevido JUKE original crescer… mas apenas um pouco. Não perdendo nada do seu espírito divertido, o novo Juke traz um ambiente topo de gama com o seu mais recente sistema de infotenimento NissanConnect e áudio imersivo Bose Personal Plus… perfeitos para ouvir aqueles clássicos favoritos no automóvel.

Como nos álbuns icónicos, é frequente dizer-se que o ato de acompanhamento após o primeiro sucesso é sempre o mais difícil. Tanto mais que o Juke provou ao longo da última década que pode evoluir com os tempos. E essa é a marca de uma verdadeira superestrela.

O novo Nissan Juke N-Connecta está disponível em Portugal com preços recomendados a partir de 19.500 euros.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...